Alerta: especialista em demolições indica o método ideal para cada situação

Jundiaí/SP 27/11/2019 – Existes três tipos de demolição e a escolha de qual método deve ser utilizado depende das especificações da construção, do terreno e também do objetivo.

demolição é muito utilizada para readequação do espaço em construções com a finalidade de liberar áreas para novos projetos e obras.

Ela também pode ser realizada com a finalidade de segurança: quando alguma estrutura apresenta risco de desabamento e precisa ser derrubada para garantir a segurança das pessoas e outras construções ao redor.

Demolir consiste em derrubar, ou destruir, de forma calculada e controlada, alguma estrutura – independente de seu tamanho ou composição.

Esse é um serviço muito utilizado, desde em pequenas reformas domiciliares, até em grandes alterações estruturais em prédios industriais ou em derrubadas de megaconstruções, como estádios e arenas.

Mas, como pode-se imaginar, a técnica usada para derrubar um estádio de futebol inteiro não é a mesma que é utilizada para derrubar uma parede entre a sala e a cozinha de uma pequena casa que está passando por reforma.

Existes três tipos de demolição diferentes e a escolha de qual método deve ser utilizado depende das especificações da construção, do terreno e também do objetivo da demolição.

 

Demolição Mecânica

É a demolição realizada com o auxílio de máquinas e robôs. A Lubrimatic é uma empresa especializada em demolição mecânica e destaca-se por manter sua equipe qualificada, além de possuir um portfólio completo de equipamentos para demolição.

 

Como funciona

Os equipamentos utilizados na demolição mecânica, geralmente, são de médio e grande porte e utilizam equipamentos como escavadeirascarregadeiras e robôs de demolição.

Como todo tipo de demolição, sua operação requer mão-de-obra especializada e certificada.

Em comparação à manual, a demolição mecânica possui um ritmo e capacidade de trabalho muito maior, sendo indicada para quando existe um maior volume de serviço.

 

Onde é utilizada

Ideal para a demolição total ou parcial de estruturas de diferentes tamanhos com rapidez e eficiência na execução do serviço.

 

Exemplos

Exemplos de casos em que se utiliza a demolição mêcanica:

  • Demoliação de lajes
  • Demolição de pisos industrializados
  • Demolição de estruturas metálicas
  • Demolição de estruturas de madeiras
  • Demolição de ligas de concretos

 

Demolição por Implosão

demolição por implosão pode ser feita com explosivos ou, então com o uso de elementos químicos, que é o método utilizado pela Lubrimatic.

Ela é realizada quando é necessário demolir estruturas muito grandes em sua totalidade – como a derrubada de um prédio inteiro de uma só vez.

 

Como funciona

Os explosivos ou elementos químicos são colocados em pontos estratégicos da construção, a fim de eliminar o seus pontos de apoio.

Então, as reações químicas/explosões controladas, que acontecem de forma altamente calculada e planejada, vão derrubando, um a um, as áreas de sustentação da estrutura, fazendo com que ela colapse sobre si mesma, de forma vertical.

 

Onde é utilizada

A demolição por implosão geralmente é utilizada em grande certos urbanos, onde a preservação das construções ao redor é imprescindível. A sua execução só pode ser realizada por peritos e profissionais certificados.

 

Exemplos

Exemplos de casos em que se utiliza a demolição por implosão:

  • Demolição de estádios
  • Demolição de prédios antigos
  • Demolição de construções desativadas
  • Demolição de pontes

 

3. Demolição Manual

demolição manual, geralmente, é de menor porte e permite ao trabalhador maior controle sobre a destruição da estrutura, o que contribui para um serviço com acabamento mais refinado.

Também pode ser chamada de demolição sustentável, pois permite o reaproveitamento de materiais que, em outra forma de demolição, seriam descartados devido ao seu nível de destruição.

 

Como funciona

Como o nome já indica, a demolição manual é realizada com o auxílio de ferramentas manuais.

Esse tipo de demolição demanda o conhecimento das normas de segurança do trabalho e também conhecimentos técnicos, de forma a evitar acidentes.

 

Onde é utilizada?

É o tipo ideal para demolição de pequenas estruturas em ambientes que não suportam o peso de máquinas e que exigem grande cuidado de execução.

Esse tipo de demolição é adequado para casos em que existe demanda por alta precisão e pela preservação das estruturas ao redor, como a derrubada de uma parede em uma reforma.

 

Exemplos

Exemplos de casos em que se utiliza a demolição manual:

  • Reformas domiciliares de pequeno porte
  • Restauração de ambientes
  • Derrubada de paredes e muros

 

Conclusão

É fato: demolição deve ser segura. É o tipo de trabalho que não pode ter “margem de segurança”, pois o menor descuido pode causar sérias consequências.

Por isso, na hora de contratar, escolha uma empresa especializada em demolição. A Lubrimatic atua neste mercado desde Maio de 1995 e conta com um portfólio de obras de todos os portes, garantindo a qualidade e segurança na execução de todas elas.

Entre em contato conosco. Não corra riscos desnecessários. Estamos aqui para resolver seu problema com demolição.

Veja este artigo na íntegra em nosso site: Métodos de demolição: saiba qual é o ideal para cada situação

 

Onde contratar demolição

LUBRIMATIC – Especialista em Prestação de Serviços e Aluguel de Máquinas Pesadas, Equipamentos e Acessórios para Cortes e Furos em Concreto, Elevação, Demolição, Escavação e Limpeza em Siderúrgicas.

 

Atendemos todo o Brasil!
 
 
 
 
 

 

Website: https://www.lubrimatic.com.br

Web Site: