Anvisa publica resolução para boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos

São Paulo, SP 17/10/2019 – Com o ramo em constante evolução, é esperado que as novas resoluções da Anvisa sejam cada vez mais comuns e rígidas.

RDC nº 304 adota medidas mais rígidas a serem seguidas no controle de qualidade

A regulamentação, controle e ampliação das boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos está no radar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Aguardada desde fevereiro, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 304 foi publicada no fim do mês passado e torna mais rígidas as regras que o controle de qualidade deve seguir.

Preocupação natural da agência, já que o governo investiu R$ 6,6 bilhões nos últimos dois anos em ações e serviços de saúde e 9% do PIB nacional já é aplicado na área, segundo o IBGE. Isso torna o Brasil o oitavo maior mercado do mundo no segmento.

“Com o ramo em constante evolução, é esperado que as novas resoluções da Anvisa sejam cada vez mais comuns e rígidas. Afinal, saúde é um ramo muito importante para o país e não há espaço para amadorismos”, afirma Adriana Oliveira, Diretora de Qualidade & Assuntos Regulatórios da RV Ímola, empresa de logística farmacêutica que atua em todo o território nacional.

RDC nº 304

Publicada no dia 17 de setembro, a nova resolução foi publicada no Diário Oficial da União na página 64. Dentro das principais mudanças, o documento determina alterações no sistema de gestão de qualidade, novas obrigatoriedades de treinamentos, condições e controles mais rígidos para medicamentos termolábeis e cuidado maior com a integridade da carga durante o armazenamento e transporte.

“São novidades que chegam para melhorar o serviço prestado, ou seja, para reduzir drasticamente eventuais problemas que o transporte e armazenagem de medicamentos possam ter. Isso significa melhorar a saúde no país”, conclui Oliveira.

O texto da Anvisa pode ser lido na íntegra aqui e as novas regras já estão vigorando em todo o território nacional.

Sobre a RV Ímola

A RV Ímola é um dos principais operadores logísticos de medicamentos e demais produtos de interesse à saúde. Atua com excelência em todas as fases da cadeia de suprimentos, oferecendo serviços de inteligência, controle de qualidade e gestão para cada etapa do processo. Para cada desafio, a RV Ímola constrói uma solução sob medida. Para mais informações, acesse o site.

Website: https://rvimola.com.br/