Bayer leva agricultura digital para a Expodireto Cotrijal

Rio Grande do Sul 5/3/2020 – O que temos percebido é que quanto mais assertivo você for nas decisões de plantio e de aplicação de defensivos, mais você colherá com qualidade

A Bayer consolida o seu pioneirismo como empresa focada em atender de forma inovadora as necessidades do produtor rural brasileiro e apresenta, durante a Expodireto Cotrijal, entre os dias 2 e 6 de março, em Não-Me-Toque (RS), sua plataforma de agricultura digital, Climate FieldView™, que coleta e processa automaticamente dados de campo de forma simples e integrada, gerando mapas e relatórios em tempo real – tudo acessível por celular, tablet ou computador. 

Para que o agricultor tenha uma experiência real dos benefícios e funcionalidades da plataforma, a companhia preparou um espaço especial em seu estande. Em alguns ambientes das marcas de sementes, os visitantes poderão saber como o FieldView™ é capaz de fornecer informações que contribuem com decisões importantes para os agricultores da região, especialmente este ano, em que enfrentam os desafios do plantio tardio e da estiagem que atingiu o estado entre dezembro e janeiro.

Ainda no local, é possível interagir com um cubo holográfico, que mostra casos reais de agricultores que utilizam FieldView™. Nesta atração, os agricultores podem entender melhor todas as possibilidades e vantagens da ferramenta. Há também uma mesa interativa, mostrando como a plataforma auxilia o produtor rural, gerando relatórios e provendo informações em diferentes momentos da safra – plantio, pulverização e colheita.

Para comprovar a importância do uso da tecnologia no campo, a Bayer conversou com Maurício de Bortoli, engenheiro agrônomo, vencedor da 11ª edição do Desafio CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil) de Máxima Produtividade de Soja e cliente do Climate FieldView™. “Atualmente usamos a filosofia: dados orientando decisões e decisões gerando resultados. Nós, profissionais do campo, precisamos mais do que apenas a experiência de vida para enfrentar os desafios do dia a dia. Eu, que sou agrônomo e produtor rural, tenho que diariamente tomar decisões que vão influenciar diretamente minha rentabilidade”, explica. “O que temos percebido é que quanto mais assertivo você for nas decisões de plantio e de aplicação de defensivos, mais você colherá com qualidade, ou seja, quando o agricultor utiliza uma ferramenta de análise preditiva,  como o Climate FieldView™, ele consegue tomar as melhor decisões e até corrigir o curso das decisões que vão impactar na colheita”, completa.

Ainda segundo Bortoli, outro diferencial da ferramenta são as análises de talhão que ela oferece. “Consigo saber onde investir mais e qual tipo de soja é mais adequada para aquela condição climática. Isso torna o caminho mais assertivo em relação ao uso dos recursos do agricultor”, finaliza o agrônomo.

Impulso Bayer

 Durante a feira, a Bayer também apresenta seu novo modelo digital para atender as necessidades do produtor rural brasileiro e apoiá-lo por toda a sua jornada no manejo da lavoura. Trata-se de uma evolução da proposta da Rede AgroServices para duas novas iniciativas: o Impulso Bayer, o novo programa de relacionamento com o produtor, e a Orbia, a plataforma que surgiu de uma joint venture em parceria com a Bravium, que combina marketplace de fidelidade, commodities e insumos.

Ao comprar produtos Bayer, os clientes poderão acumular pontos na plataforma Orbia e acessar experiências no Impulso Bayer de acordo com a sua classificação, que varia de uma a cinco estrelas. As estrelas proporcionam acesso a experiências exclusivas, como assessoria 100% online, participação em eventos e até mesmo viagens exclusivas para destinos internacionais. Todas as experiências do Impulso Bayer têm como objetivo promover o diálogo, a imersão sobre as novas tecnologias disponíveis e discutir temas importantes para o agronegócio, como sustentabilidade, inovação e transformação digital.

“O novo cenário proposto pela Bayer vai ao encontro da tendência atual, na qual vemos clientes que compram em lojas físicas e virtuais, além de participarem de programas de fidelização”, compara Gerhard Bohne, presidente da divisão de agronegócios da Bayer. O produtor passará a acumular pontos dentro do Impulso Bayer, funcionando como um programa de fidelidade, e poderá trocá-los por produtos e serviços na plataforma da Orbia. “A lógica é bastante semelhante ao sistema dos programas de milhagem das companhias aéreas, no qual as pessoas já estão acostumadas a interagir com as duas interfaces com diferentes finalidades. A ideia deste formato é trazer mais benefícios para o agricultor”, acrescenta Gerhard.

Já a plataforma Orbia nasce com a proposta de ligar o agricultor a uma rede para facilitar seus processos, fazer negócios e gerar valor. Esta nova empresa visa criar uma nova proposta de valor para todos os stakeholders que compõem a cadeia tradicional por meio de uma plataforma que combina três soluções distintas.

O programa de fidelidade por coalizão permite a ampliação do modelo atual para um novo formato, no qual outras empresas do agronegócio também ofereçam pontos em suas transações e expandam a oferta de produtos e serviços para serem trocados por pontos. “O modelo gera valor ao cliente final e aumenta de forma significativa a retenção deste cliente para as empresas aderentes”, explica o CEO da Orbia, Ivan Moreno. Esse programa de coalizão com foco no agronegócio já nasce com catálogo relevante com mais de 700 produtos e serviços diferentes, além de uma base com 140 mil produtores engajados, o equivalente a 65% da área plantada do Brasil.

O marketplace de venda de insumos permite que distribuidores e cooperativas comercializem seu portfólio por meio de um canal virtual, utilizando um sistema simplificado, que viabiliza a negociação e submissão de prescrição agronômica digital. Atualmente, cerca de 40 distribuidores de insumos Bayer oferecem produtos desta forma, abrangendo mais de 3 mil municípios. Vale lembrar que a nova ferramenta de compra também permite maior acesso à oferta de crédito, assim como respeita as políticas de distribuição estabelecidas pela indústria.

Além disso, em breve, a Orbia oferecerá uma ferramenta moderna para a comercialização de commodities de forma direta, ampliando o acesso ao mercado para produtores e originadores. O serviço vai permitir a mitigação de riscos de crédito para tradings e distribuidores e viabilizar que o produtor utilize sua produção como meio de pagamento.

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar pessoas apoiando-as para superar os maiores desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional. Além disso, a companhia visa criar valor por meio da inovação e crescimento. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e a marca Bayer representa confiança, credibilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2019, com cerca de 104 mil colaboradores, obteve vendas de € 43.5 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2,9 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 5,3 bilhões.

Website: http://www.bayer.com.br 

Web Site: