Cereais podem fazer parte da alimentação diária sem prejudicar a dieta

30/11/2020 –

Eles são fonte de energia e ricos em nutrientes para o bom funcionamento do organismo. Alimentos como aveia, trigo, arroz e centeio podem ser consumidos diariamente, segundo nutricionista.

Difícil de imaginar a alimentação sem cereais. Eles são nutritivos e estão presentes em quase todas as refeições e alimentos consumidos. São o trigo, a aveia, o arroz, o milho, a cevada, o centeio, além dos pseudocereais, como o amaranto e a quinoa, que possuem características similares.

“Os cereais são fontes de carboidratos simples e complexos, vitaminas do complexo B e fibras. Eles fornecem energia, substrato primário do nosso organismo, melhoram o funcionamento do intestino e contribuem para a saúde e bem-estar em geral”, conta Valentina Slaviero, nutricionista parceira da FIT FOOD.

Diferentemente dos grãos de leguminosas que crescem em vagens, os cereais são plantas cultivadas com grãos comestíveis que crescem em espigas. Segundo Valentina, todo cereal tem seu benefício com propriedades nutricionais diferentes. “Recomendo apenas o consumo moderado de trigo e seus derivados, como cevada e centeio, pela presença de glúten. Para muitas pessoas, essa proteína pode causar inflamação para o intestino”, esclarece a nutricionista.

Mas é fácil combinar os cereais nas refeições. Diferentemente de outros grupos alimentícios, não há problema em consumir cereais diariamente, mantendo o equilíbrio na alimentação. “Recomendo consumir de duas a quatro colheres de sopa do cereal cozido, de preferência nas principais refeições”, diz Valentina. “Também vale considerar receitas para variar os sabores, como risoto de arroz negro, cuscuz de quinoa, bolinho de arroz integral, mingau de aveia, e outros”, acrescenta.

Os cereais também funcionam bem nos lanches e como pré-treino por serem uma rápida fonte de energia para o corpo. “Biscoitos de arroz com pastas como homus, patê de tofu, guacamole, geleia ou pasta de amendoim são ótimas opções para variar sabores e nunca enjoar. As frutas também são bem acompanhadas com aveia ou amaranto, e mingau de aveia é mais interessante feito com leite vegetal. Pipoca e versões de bolos ou cookies saudáveis também são opções saborosas que incluem esses grãos”, sugere a nutricionista.

Website: http://www.fitfoodbrasil.com

Web Site: