Cientistas identificam que viajar faz bem para a pressão, sono, humor, medidas e stress

São Paulo, SP 19/12/2019 – Partir numa viagem de férias permite momentos de reflexão, relaxamento e divertimento que não ocorreriam de outra forma

Se alguém tinha dúvidas sobre a relevância e vantagens das quebras de rotina e da importância das novas experiências ao partir numa viagens de férias, um estudo realizado nos anos anteriores na Inglaterra e divulgado pelo jornal The Daily Mail confirmou percepções populares por meio de dados surpreendentes que obter alguns dias de descanso e viajar trazem enormes benefícios para a saúde física e mental.

Cientistas especializados em comportamento e saúde envolvidos na pesquisa descobriram que o simples fato de se desconectar por alguns dias de suas atribuições e tarefas habituais e conhecer novas pessoas e lugares já é o suficiente para reduzir, por exemplo, a pressão arterial. Observaram ainda uma evolução importante na qualidade do sono e a eliminação sensível e significativa do stress. Os pesquisadores também identificaram que os benefícios obtidos nas viagens perduram por pelo menos 15 dias após o término da mesma. Houve alguns casos em que os ganhos e a energia adquirida pelos dias de descanso se alastraram por semanas e meses.

Para alcançar essas conclusões, os cientistas analisaram dois tipos de pessoas: aquelas que optaram por viajar (e escolheram a Tailândia, o Peru ou as Ilhas Maldivas como destino) e aqueles que ficaram em suas cidades e continuaram em suas rotinas, trabalhando.

Ao analisar os dois grupos, foi possível notar que a pressão sanguínea dos viajantes caiu 6%, enquanto os funcionários que seguiram trabalhando tiveram um aumento de 2% no mesmo período. Quanto ao descanso noturno, os viajantes apresentaram uma melhora de 17% ao passo que os trabalhadores perderam 14% da qualidade do sono.

Outro dado impressionante é que os funcionários que tiraram férias foram avaliados com uma capacidade 29% maior de se recuperar dos estresses diários. Em contrapartida, aqueles que trabalharam sem folga diminuíram em 71% sua capacidade de lidar com os problemas.

Os testes desenvolvidos também revelaram algo incrível naqueles que se desconectaram e viajaram: a expressiva diminuição nos níveis de glicose no sangue, redução de medidas, melhora sensível do humor e dos níveis de energia. Vale citar que todos esses indicadores se mantiveram por, no mínimo, duas semanas depois que os pesquisados voltaram para casa.

Esta pesquisa foi nomeada de “Holiday Health Experiment” e foi realizada pela agência Kuoni em parceria com o Nuffield Health, um dos mais reconhecidos institutos de saúde do Reino Unido.

Para Ricardo Mendonça, Diretor Geral da Next Seguro Viagem, a campanha online promovida pela empresa é acertada, “pois exalta e esclarece algo que todos percebemos, mas nem sempre compreendemos ou quantificamos. De fato, partir numa viagem de férias, desligando-se dos afazeres diários é algo que permite o revigoramento físico e mental e permite organizar as metas, objetivos, através de momentos de reflexão, relaxamento e divertimento que não ocorreriam de outra forma”.

Website: http://www.nextseguroviagem.com.br

Web Site: