Com tarifa da Cemig mais cara, fazenda solar é alternativa para economizar até 15% na conta de luz

2/7/2020 –

Empresa Sunwise fornece serviço que funciona pela geração de energia compartilhada, conhecida como Fazenda Solar. O processo é regulamentado pela Aneel.

Os consumidores da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) vão pagar mais caro na conta de luz a partir do dia 1º de julho. Para residências, o aumento é de 2,54%, já as empresas o reajuste será 6,19%. Com a tarifa subindo, o usuário pode recorrer a sistemas alternativos de energia para evitar despesas futuras excedentes.

A tecnologia fotovoltaica se destaca como alternativa aos consumidores para reduzir gastos e para minimizar impactos financeiros. O uso da energia solar fotovoltaica por famílias, empresas e até governos pode se tornar ainda mais atrativo se houver aumento na conta de luz, em decorrência do pacote de socorro ao setor elétrico na pandemia da COVID-19.

Alternativa contra aumento na tarifa da energia em Minas Gerais, a empresa Sunwise , especialista em geração distribuída, apresenta uma alternativa que gera até 15% de desconto na conta de luz dos mineiros. Tudo isso por meio das comunidades solares porque elas dependem unicamente da incidência dos raios solares, recurso abundante no país.

O objetivo principal da comunidade solar é permitir que os membros de uma comunidade compartilhem os benefícios da energia solar, mesmo que não possam ou prefiram não instalar painéis solares em suas propriedades. Os participantes do projeto se beneficiam da eletricidade gerada pela fazenda solar comunitária, que custa menos do que o preço que eles normalmente pagariam à sua concessionária.

O modelo é baseado em assinatura, na qual o consumidor e outros membros “assinam” e recebem uma parte da energia gerada enquanto pagam uma taxa de assinatura mensal. Na prática, a Sunwise gera a sua própria energia e repassa ao consumidor por um valor menor do que a da Cemig, gerando um desconto de até 15% em sua conta mensal. Além disso, não é preciso fazer investimento inicial.

“A tecnologia é alternativa no atual situação de crise, quando os consumidores estão pressionados a buscar formas efetivas de reduzir gastos e preservar suas reservas financeiras, beneficiando pequenos, médios e grandes consumidores do País”, aponta Dirceu Azevedo,sócio-diretor da Sunwise.

A empresa é uma das pioneiras nesse modelo de geração em Minas Gerais, com fazendas solares distribuídas no Norte do Estado, atuando no segmento residencial e também no comercial.

Website: http://www.sunwise.com.br

Web Site: