Como dar a volta ao mundo viajando sem falar inglês

Belo Horizonte 9/12/2020 – Nos 5 continentes, inúmeros são os destinos nos quais o turista pode se comunicar perfeitamente em espanhol.

Ao dominar o espanhol espanhol, é possível viajar não só pela Espanha e América Latina, mas também pode conhecer destinos em todo o mundo.

Além de sua incontestável importância no âmbito dos negócios, saber espanhol é imprescindível para aqueles que adoram viajar. Nos 5 continentes, inúmeros são os destinos nos quais o turista pode se comunicar perfeitamente em espanhol. Dessa forma, quando se aprende essa língua, é possível dar a volta ao mundo, mesmo sem saber falar inglês.

De acordo com o Instituto Cervantes, o espanhol é a segunda língua materna mais falada no mundo inteiro e a terceira língua mais usada na internet, perdendo apenas para o inglês e para o mandarim. Atualmente, os hispano-falantes, no mundo, somam quase 600 milhões de pessoas – isso porque o espanhol é a língua oficial de 21 países e porque existem vários territórios e países onde esse idioma também é amplamente falado.

Os destinos não se limitam apenas ao continente americano, onde, das praias caribenhas à Terra do Fogo, o que não faltam são lugares incríveis para conhecer. Viajar por terras latino-americanas, permite ao turista tanto experiências mais rústicas ao estar em contato com a cultura de povos pré-colombianos presente na rotina dos mexicanos, colombianos, peruanos ou bolivianos, como também se cercar do requinte das estações de esqui e das vinícolas chilenas e argentinas ou, ainda, um passeio pelos luxuosos cassinos no Uruguai.

Ainda em continente americano, nos Estados Unidos, a comunidade hispano-falante é expressiva e é possível falar espanhol em vários lugares interessantes. Para os que sonham em conhecer a Disney, fazer compras em Miami, caminhar pela calçada da fama, visitar Beverly Hills ou Nova York, é possível fazer isso sem saber uma palavra de inglês. Com o espanhol na ponta da língua, a estadia nos Estados Unidos pode ser perfeitamente bem aproveitada.

No continente europeu, além da Espanha, com toda sua riqueza histórica e cultural, há milhares de pessoas que falam espanhol em países como Portugal, Itália, França e Inglaterra. Falando espanhol, é possível visitar também as charmosas estações de esqui do Principado de Andorra e conhecer, um pequeno território britânico situado no sul da Península Ibérica, chamado Gibraltar, que, nos tempos das grandes navegações, foi considerado o limite do mundo conhecido, já que os navegantes não se atreviam a passar daquele ponto.

Mas hoje, com o espanhol, pode-se ir além. Na África, por exemplo, pode-se falar espanhol na Guiné Equatorial, no Marrocos e no Saara Ocidental, onde, por questões históricas, o espanhol é amplamente falado até nos dias de hoje. Destino imperdível para os viajantes da costa africana são também as águas azuis das praias de Tenerife; as selvas de Bata e as Ilhas Canárias.

Aqueles que desejarem passear pela Ásia ou pela Oceania poderão aproveitar seus conhecimentos de língua espanhola em luxuosos resorts nas Filipinas. A marca hispânica deixada nesse país se deve aos mais de 330 anos de ocupação espanhola em sua capital, Manila. Os mais ousados poderão descer um pouco mais, ao sul do Oceano Pacífico, para conhecer os misteriosos moais da Ilha de Páscoa e visitar famosos sítios arqueológicos, nesse distante território chileno.

Com tantos destinos possíveis, aprender espanhol para viagem é um requisito importante para garantir uma viagem tranquila e livre de sustos.

Segundo Carolina Diniz, linguista, professora e tradutora pública de espanhol, ao se ensinar a língua espanhola, os alunos devem ser considerados agentes sociais. Isso significa que, como membros de uma sociedade, eles têm uma série de atividades, não apenas relacionadas ao idioma, que devem ser praticadas em circunstâncias reais de fala. Portanto, as atividades realizadas em cada aula, além de consolidarem conhecimentos e habilidades linguísticas, devem preparar o aluno para situações da vida real.

Pensando nos destinos maravilhosos em lugares onde se fala espanhol e na suposta proximidade dos idiomas português e espanhol, Carolina desenvolveu o Curso Espanhol para Viagem, por meio do qual é possível aprender espanhol de forma eficiente, estudando 30 minutos por dia, durante um mês.

No caso da língua espanhola, enfatiza a professora, é preciso desmistificar a pseudofacilidade de aprendizagem, que pode levar o aluno à acomodação e ao consequente prejuízo da aquisição do idioma. Aprender espanhol estabelecendo estratégias comparativas com a língua portuguesa é possível, especialmente, quando pensamos em questões relacionadas à economia de tempo.

Porém, as técnicas trabalhadas devem ser muito bem empregadas para que se evitem as clássicas interferências linguísticas que levam ao famoso portunhol. Sendo assim, devido à particular relação que existe entre essas duas línguas românicas, o professor deve proporcionar ao aluno uma metodologia de ensino segura e efetiva para que a aprendizagem seja consciente e reflexiva.

Nesse sentido, no processo de aprendizagem de qualquer idioma, o aluno não pode ter um papel de mero receptor. Ele não deve ser tratado como um simples repetidor de mensagens linguísticas já prontas. Em um primeiro momento, deve passar por um processo de internalização do conteúdo aprendido para que, finalmente, sua produção (e não mera reprodução) passe pela desautomatização. Nesse nível, o aluno tem plena consciência do uso da linguagem e é capaz de entender que a relação entre língua e cultura é indispensável para a compreensão do idioma aprendido. Por conseguinte, ao desenvolver autonomia no processo de aquisição do espanhol, ele se tornará um turista seguro, capaz de se expressar com desenvoltura em espanhol e proporcionar para si e para seus companheiros de viagem, as melhores experiências culturais, gastronômicas e sensoriais possíveis em um país estrangeiro.

Para aqueles que desejam desbravar o mundo falando muito bem espanhol, conheçam o Método Espanhol para Viagem que a Carolina Diniz preparou em 10 aulas práticas para fazer sua viagem e aproveitar ao máximo. Acesse: https://espanholparaviagem.kpages.online/desconto-especial

 

Website: https://espanholparaviagem.kpages.online/desconto-especial

Web Site: