Como o estresse pode afetar a digestão e trazer problemas gástricos

Rio de Janeiro, RJ 2/7/2020 –

Dores abdominais e sensação de azia podem ser desencadeadas por momentos estressantes

O isolamento social trouxe muitas situações que envolvem estresse e ansiedade que podem afetar a saúde de diversas maneiras. Isso acontece diante do excesso de tensão e pelas diversas reações que ele desencadeia no organismo, incluindo problemas digestivos e gástricos como azia, náuseas, gastrite e outras condições mais graves.

Segundo a dra. Luciana El-Kadre, coordenadora do Centro de Diabetes e Obesidade do Hospital São Lucas Copacabana, o cérebro tem uma conexão direta com o estômago, o que faz com que problemas estomacais e estresse estejam ligados e se influenciem mutuamente.

“Um exemplo dessa relação cérebro-estômago é o instinto de sobrevivência. Quando estamos diante de um grande perigo, o corpo fica sob estado de estresse e concentra seus recursos em vencer esse desafio. Um efeito desse processo é que o estômago praticamente para de trabalhar para poupar energia. Quando o estresse é constante, pode prejudicar o funcionamento do estômago”, explica a médica.

O aumento da produção de ácido gástrico é outra resposta do estômago aos níveis elevados de estresse, o que causa má digestão, azia e, a longo prazo, pode ajudar no desenvolvimento de gastrite e úlceras. Outra mudança que uma pessoa estressada sofre no estômago é o desnivelamento de suas bactérias “boas” e “ruins”, fundamentais na digestão.

Uma vez que o aparelho digestivo não consegue ser eficiente em suas funções, ele impacta o organismo de forma ampla. Por exemplo, uma pessoa que está sob efeito de estresse e com problemas no estômago provavelmente também não vai conseguir dormir direito, pode sofrer com episódios de constipação ou diarreia, inchaço e indigestão.

Reservar um momento para desestressar e cuidar das emoções também é um hábito que deve ser praticado. Vale apostar na leitura de um livro, ouvir uma sequência de músicas queridas ou praticar uma atividade física ou hobby que traga prazer, o importante é mandar o estresse para longe.

Web Site: