Como um processo de cocriação gerou uma nova ferramenta digital para o educador brasileiro

São Paulo 6/11/2019 –

A tecnologia pode impactar de forma positiva em sala de aula, sendo instrumento importante de aprimoramento profissional ao incorporar criatividade, autonomia e engajamento.

Com tantas mudanças na Base Nacional Comum Curricular, como o professor pode se preparar e atualizar seus projetos pedagógicos? Como implementar metodologias inovadoras para a Educação Infantil e Ensino o Fundamental? Como encontrar ideias para aulas e atividades que estejam alinhados às novas diretrizes? Para auxiliar os educadores brasileiros, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Pensando nisso, a Nova Escola, que há 33 anos produz conteúdos sobre Educação, voltou-se ao digital, lançando uma nova ferramenta com novas ideias de aulas práticas para o dia a dia do professor.

Essa novidade digital foi construída de forma que estivesse alinhada ao principal valor da Nova Escola desde o início: colocando o educador no centro. Para isso, foi realizado um processo de cocriação que envolveu a equipe da Nova Escola e educadoras e educadores do Brasil inteiro. O processo se estendeu por quatro meses com encontros presenciais e contribuições digitais para que se chegasse a um protótipo ideal de solução digital.

Ao criar uma ferramenta que não existe no mercado, a Associação Nova Escola quer ressignificar seu capital emocional, já que a revista Nova Escola, sua publicação mais antiga, deixou de ser produzida em outubro de 2019. “Acompanhando a realidade do educador, a Nova Escola agora passa por uma transformação digital que alcançará mais professores em todo país”, afirma Guilherme Luz, CEO da Nova Escola.

O que é e como funciona o processo de cocriação?

A cocriação é um trabalho que reúne, de forma estratégica, profissionais ou várias empresas com a mesma expertise e um propósito em comum, visando a produção, de forma conjunta, de um resultado ou produto mutuamente valorizado.

A cocriação da Nova Escola nasceu do digital por convites pelas redes sociais e e-mail, e manteve o caráter digital desde o início do processo até o resultado final. A presença física dos educadores, que aconteceu paralelamente ao contato digital, tratou dos assuntos e etapas em uma série de estratégias de design thinking, que permitem que várias pessoas trabalhem coletivamente as ideias. No caso da Nova Escola, houve a participação de colaboradores de diversas equipes, como redação, marketing e UX Designer.

O processo de cocriação da Nova Escola iniciou-se em julho, com uma primeira etapa de mapeamento dos principais desafios do educador brasileiro por questionários e publicações nas redes sociais, além dos primeiros encontros presenciais. O primeiro contato resultou na identificação dos três principais entraves: o apoio por parte de gestores, o letramento digital e a formação continuada.

Na segunda etapa, esses canais contribuíram para que os profissionais validassem esses desafios e, também em encontros presenciais, pensassem em hipóteses de produtos digitais que auxiliassem nessas questões. As hipóteses começaram a ser testadas para que as principais características do produto começassem a ser criadas. Em setembro, foi consolidado o protótipo, que os integrantes da Nova Escola levaram até as escolas para testar, buscando o aperfeiçoamento da usabilidade do novo produto a partir da experiência dos educadores.

A partir das contribuições digitais de mais de 3.000 educadores de todo o país, além dos encontros e workshops presenciais com mais de 50 participantes, finalmente, em outubro, no Dia dos Professores, nasceu o Nova Escola Box. Trata-se de uma caixa digital com conteúdos que auxiliam o professor com ideias e conteúdos alinhados à BNCC para as suas aulas e atividades.

Cocriação Nova Escola

Nova Escola Box!

Site: Nova Escola Box

Sobre Nova Escola

A Nova Escola é a maior plataforma de conteúdo e serviços para professores e gestores escolares do Brasil. A missão da associação é impactar positivamente a Educação brasileira por meio de recursos de alta qualidade para todos os educadores. Com 33 anos de história, a Nova Escola se consolidou como referência entre profissionais da Educação pela capacidade de unir teoria e prática, além de oferecer recursos em linguagem simples e acessível: planos de aula, cursos, reportagens e vídeos. Mantida pela Fundação Lemann, a Nova Escola tem, hoje, 3 milhões de visitantes únicos por mês em seu site e 1,3 milhão de seguidores no Facebook.

Website: http://promo.novaescola.org.br/nova-escola-box/