Covid-19: indústria de cimento investe em ações preventivas em toda cadeia produtiva

São Paulo – SP 20/5/2020 – A InterCement disponibiliza gratuitamente orientações, cartilhas e dicas para que profissionais , revendas e a população em geral se previnam contra a doença.

A Construção Civil é um dos setores que se enquadram na categoria de serviços essenciais, durante a crise do coronavírus no Brasil, na maioria dos estados. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, 88% das obras seguem em andamento em todo o país. 

Enquanto isso, as lojas de materiais de construção notam um aumento da saída de produtos com o objetivo de pequenas obras e reformas, que chegam a representar 90% das vendas desse comércio no momento, conforme apurou a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O atendimento por delivery é um dos diferenciais que garantem as vendas.

Nesse contexto, a InterCement, está incluída nos esforços para que a construção civil mantenha suas atividades sem descuidar da segurança. A empresa criou diversas ações preventivas em toda a sua cadeia produtiva, desde as fábricas, caminhões de transporte, centros de distribuição e revendas, até o consumidor final. 

Entre os esforços da empresa para manter a segurança de seus colaboradores, parceiros e comunidades onde está presente, estão ações de orientação, monitoramento e distanciamento. 

 

Mudanças no dia a dia das unidades e fábricas

A InterCement empregou uma escala de trabalho em home office em um esforço para diminuir o deslocamento de pessoas. 

Nas unidades da InterCement, a empresa realiza monitoramento diário de temperatura de todos os profissionais e parceiros. Nas áreas comuns, os colaboradores têm acesso e são orientados a utilizar álcool em gel. Além disso, foram adquiridas 7 mil máscaras de tecido para serem distribuídas para os colaboradores e parceiros.

Já nos transportes fretados disponibilizados para os colaboradores, é feita a higienização diária, além de disponibilização de álcool em gel durante as viagens. 

Os horários de refeição também sofreram mudanças para garantir a saúde dos colaboradores. Nos refeitórios, são cumpridas medidas sérias de distanciamento social, como o espaçamento necessário em filas de self service e a utilização de cadeiras alternadas. Além disso, as horas de refeição são escalonados por área e por empresa parceira, o que evita aglomerações nos refeitórios. 

 

Amigo Construtor – Informação segura para profissionais e consumidores

A InterCement considera informação de qualidade uma ferramenta poderosa no combate ao coronavírus. Por isso, a empresa tem disponibilizado gratuitamente, em seus diversos canais, orientações, cartilhas e dicas para que profissionais da construção civil, revendas e a população em geral se previnam contra a Covid-19. 

No blog Amigo Construtor são publicados textos educativos sobre higiene, comunicação, boas práticas na compra, venda e transporte de materiais de construção, entre outros assuntos relevantes para o cenário atual. O blog também está presente nas redes sociais, servindo de difusor de informação de qualidade para mais de 400 mil pessoas.

 

Lojas de materiais de construção e o atendimento à distância

O perfil das vendas nas lojas de materiais de construção mudou durante a quarentena. Agora elas investem em atendimento delivery com o auxílio da Internet. Pensando nisso, a InterCement também se aplicou em capacitar as revendas para o atendimento on-line. 

A empresa desenvolveu uma cartilha ensinando como vender pelo WhatsApp com tutoriais didáticos de como usar todas as funções da versão do aplicativo para empresas e as melhores práticas para atender melhor por essa rede. A empresa disponibilizou, inclusive, peças prontas e personalizáveis para a divulgação de promoções das revendas no aplicativo.

Além disso, a cimenteira mantém as revendas informadas, também via WhatsApp, sobre mudanças na legislação, medidas econômicas que podem auxiliar as empresas, além de disparos semanais sobre as resoluções dos governos estaduais sobre a pandemia. Os comunicados também incluem orientações de como fazer um atendimento seguro durante a pandemia, como o distanciamento social nas lojas, o uso de máscara e álcool em gel, higienização de máquinas de cartão, boas práticas na expedição de materiais e muito mais.

 

Cursos e palestras

InterCement organizou palestras online para conscientizar sobre a Covid-19, fornecendo dicas de segurança e prevenção

“Acreditamos que, durante este período de isolamento social, além de ficarmos atentos às recomendações e cuidados preventivos, é muito importante continuarmos nosso processo de crescimento profissional em busca do melhor para nossa carreira”, afirma Pedro Henrique Antunes, Gerente de Marketing da InterCement. 

Assim, a empresa organizou 22 cursos por meio da Academia InterCement, plataforma online de capacitação para funcionários da cimenteira. Os encontros foram 100% online e os palestrantes foram alguns dos próprios profissionais da empresa. Entre os temas abordados estavam: combustão, piroprocesso, segurança, saúde, moagem e processo.

Além disso, no dia 31 de março, houve uma palestra on-line com a Dra. Daniela Guimarães, médica do trabalho da InterCement, com o objetivo orientar e esclarecer, sob o ponto de vista de saúde, o status da pandemia dentro e fora da empresa. A especialista passou um panorama mundial da situação, alertou sobre os sintomas, apresentou possíveis prevenções, destacou quais são os grupos de risco e ainda respondeu dúvidas comuns sobre o tema. 

Sobre a InterCement

A InterCement é uma das maiores fabricantes internacionais de cimento, tendo iniciado suas operações no Brasil em 1974. A empresa produz e distribui cimento, agregados, concreto e cal para atacado, distribuidores, produtores de concreto, clientes industriais, entre outros. 

Com presença em seis países – Brasil, África do Sul, Argentina, Egito, Moçambique e Paraguai – a companhia conta com 34 fábricas de cimento e moagens, capacidade instalada de mais de 37 milhões de toneladas/ano e cerca de 7 mil profissionais diretos e indiretos. Com disciplina financeira, excelência operacional e sustentabilidade, a InterCement contribui para a geração de valores econômico, social e ambiental nos locais onde atua, sendo inclusive referência na utilização de combustíveis alternativos no processo de coprocessamento do cimento.

Website: http://www.amigoconstrutor.com.br

Web Site: