COVID-19: lançado o Guia de recomendação para gestão de resíduos para quem está doente em casa

São Paulo 29/4/2020 –

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP) por meio da sua Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo- USP e a CEE-129 – Comissão de Estudo Especial de Resíduos de Serviços de Saúde lançam nesta terça-feira, 28 de abril, guia de recomendação para gerenciamento de resíduos domiciliares de pessoas com Covid-19 durante o isolamento ou quarentena. O guia completo está disponível neste link: http://abes-sp.org.br/arquivos/gerencimento_residuos_covid19.pdf

O documento foi elaborado pelos autores Ângela Maria Magosso Takayanagui, Claudoaldo Viana dos Santos e Roseane Maria Garcia Lopes de Souza.

Dividido em três partes, o guia traz uma revisão do que já se conhece sobre essa patologia que apresenta um alto poder de transmissibilidade entre as pessoas de diferentes partes geográficas do planeta, bem como em praticamente todas as condições físicas, sociais, culturais e econômicas existentes. Aborda especificamente a questão do manejo dos resíduos, aqui denominados RSS-COVID-19, com foco na situação domiciliar, e trata da questão de limpeza e desinfecção domiciliar, diante da realidade vivida em domicílios com paciente diagnosticado como caso suspeito ou confirmado de COVID-19, em situação de isolamento ou quarentena em sua residência.

“Os resíduos produzidos em estabelecimento de saúde ou no domicílio, originário das atividades de assistência a pacientes com COVID-19, devem passar por critério de avaliação de risco para auxiliar a sua gestão e subsidiar a tomada de decisão pelos responsáveis e pelos órgãos reguladores, assim como embasar as decisões da sociedade civil, como síndicos de condomínios, diretores de abrigos, hotéis, responsáveis por Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), residências terapêuticas, Caps, albergues, presídios e dormitórios sociais, entre outros”, explica a engenheira Roseane M. Lopes Garcia de Souza, diretora da ABES-SP e coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos.

Sobre a ABES

Completando em junho 54 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

ABES, há 54 anos trabalhando pelo saneamento e pela qualidade de vida no Brasil.

Website: http://www.abes-dn.org.br