CRASH: 12ª edição da mostra internacional de cinema chega com novidades

Goiânia – GO 23/10/2020 – A CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico será realizada, on-line, entre os dias 9 e 13 de dezembro. Foram mais de 300 inscrições, vindas de 41 países

Pela primeira vez, a Mostra Internacional de Cinema Fantástico é competitiva, com seleção de melhores curtas (nacional e internacional) e longa-metragem. Convidados especiais internacionais, oficinas e lançamentos de livros integram a programação realizada totalmente on-line.

A CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico lança sua décima segunda edição com grandes novidades. Pela primeira vez, o evento será realizado totalmente de forma on-line, entre os dias 9 e 13 de dezembro de 2020. “Diante da impossibilidade de fazer a CRASH presencialmente, optamos por realizá-la virtualmente – um modelo que tem sido utilizado com êxito no mundo inteiro”, informa a produtora Márcia Deretti, que ao lado de Márcio Júnior, comanda a MMarte Produções, realizadora da CRASH. 

Os filmes estarão disponíveis gratuitamente pela plataforma brasileira de streaming especializada em cinema fantástico, Darkflix. “Essa novidade amplia o alcance da CRASH a todo território nacional, o que constitui, em certa medida, um ganho efetivo para o festival”, comenta a produtora. Outra novidade é que a mostra irá eleger os melhores filmes em três categorias: Curta-metragem nacional, Curta-metragem estrangeiro e Longa-metragem. Os filmes serão escolhidos por um júri formado por três convidados ainda a definir.

As inscrições encerradas no dia 10 de outubro contaram com mais de 300 obras, vindas de 41 países. O Brasil tem o maior número de participações, com 47 filmes, seguido pela Espanha, com 40, e pelos Estados Unidos, com 38. França, Canadá e Portugal ocupam os lugares seguintes. Os filmes selecionados pelos curadores serão divulgados a partir do dia 5 de novembro. Fazem parte da curadoria 2020, os especialistas em cinema de gênero, Carlos Primati e Beatriz Saldanha; o cineasta udigrudi (cinema experimental/marginal), Gurcius Gwedner; o crítico de cinema André LDC; e os idealizadores da CRASH, Márcia Deretti e Márcio Júnior.

Convidados internacionais

Duas figuras de peso da história do cinema fantástico marcam presença na edição da mostra este ano, o diretor norte-americano Lloyd Kaufman e o ator alemão Udo Kier. Lloyd é um dos grandes mestres do cinema independente mundial, considerado uma lenda viva, está desde os anos 1970 à frente da Troma Entertainement. Nomes como Quentin Tarantino, Guillermo del Toro e Takashi Miike são declaradamente influenciados por Kaufman. Na CRASH, ele participa virtualmente com uma pequena mostra retrospectiva de sua produtora e com sua famosa masterclass: “Do your own damn movie!”, isto é, “Faça seu próprio filme!”

Já Udo Kier, célebre ator conhecido por seu trabalho intenso no cinema de horror e exploitation, atuou tanto em blockbusters americanos quanto em pérolas do cinema cult. Kier fez mais de 200 filmes com diretores como Dario Argento, Fassbinder, Lars Von Trier e Herzoge e Guy Maddin. Recentemente, fez o papel de vilão no filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, filme vencedor de seis troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro deste ano. A CRASH fará uma bate-papo com o ator em formato de live, focando sua carreira e seus trabalhos no cinema de gênero. As atividades com os convidados internacionais contarão com tradução simultânea para o português e intérprete de libras, garantindo acessibilidade aos deficientes auditivos.

Oficinas

As oficinas da mostra também serão realizadas por meio de plataforma virtual. Nesta edição, serão três workshops: Efeitos especiais em maquiagem – módulo 2, comandada pelo expert Rodrigo Aragão, Black is Beautiful: O cinema blaxploitation de horror, ministrada por Carlos Primati e Queops Negronski, e Criação de trilhas sonoras para filmes de terror, com Paulo Beto.

Na lista de debates está o Cinema Fantástico em tempos de repressão, comandado por Alice de Fátima Martins. As inscrições para as oficinas poderão ser feitas gratuitamente por meio do site www.mostratrash.com, a partir do dia 15 de novembro. As vagas são limitadas.

Lançamentos

Tradicional na CRASH, os lançamentos de livros e publicações estão mantidos na programação e também serão feitos virtualmente, com direito a diálogo direto com os autores. Os títulos ainda serão divulgados pela produção do evento.

Destaque

A arte que dá cara à CRASH merece destaque especial. Foi produzida exclusivamente para a mostra por Jaca, considerado um dos mais importantes ilustradores e artistas visuais brasileiros. 

“A CRASH é um festival internacional de cinema fantástico de qualidade irrepreensível, feito por e para quem ama cinema”, enfatizam os organizadores. O cinema de gênero promovido na CRASH inclui terror, ficção científica e fantasia. Em 2020, a mostra é apresentada pelo Fundo Estadual de Arte e Cultura do Estado de Goiás e também conta com o amparo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.

Website: http://www.mostratrash.com

Web Site: