Cuiabá é a cidade mais desejada por redes de franquias

São Paulo 24/12/2019 –

Cuiabá, capital do Mato Grosso, é hoje a cidade mais desejada das franquias. Foi o que mostrou os dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF), no qual o município saltou do 29º lugar para o 1º na lista de regiões com a maior inauguração de unidades no primeiro semestre de 2019. A abertura dos novos negócios resultou no crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

Nos últimos anos, o franchising tem expandido para locais fora do eixo Rio-São Paulo, revela o estudo. O processo é chamado de interiorização e tem atraído grandes redes. No panorama geral, Cuiabá passou de 534 franquias para 642 redes em funcionamento em menos de um ano.

Segundo o levantamento mais recente do IBGE, a cidade tem mais de 600 mil habitantes, com um Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 37 mil.

Entre os segmentos com maior crescimento na capital mato-grossense estão: Limpeza e Conservação (44%), Moda (40%), Comunicação, Informática e Eletrônicos (40%), Serviços e Outros Negócios (37%), Saúde Beleza e Bem-Estar (14%) e Alimentação (12,8%).

Conheça algumas franquias que estão com plano de expansão para investir na cidade cuiabana.

Depyl Action

Especializada em depilação e cuidados com o pelo, a Depyl Action tem 112 unidades em operação no Brasil e na Venezuela. A franquia, que nasceu em 1996, oferece depilação com cera morna e a laser, luz pulsada, design de sobrancelhas, alongamento de cílios, aparo de pelos e coloração de cílios, da região íntima e de barba.

Com 23 anos de mercado, a marca é comandada pela empresária Danyelle Van Straten, diretora da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em Minas Gerais. Por mês, a Depyl Action atende quase 150 mil homens e mulheres. Interessados em aderir ao negócio investem a partir de R$340 mil, com faturamento médio mensal de R$ 85 mil e prazo de retorno estimado entre 24 e 48 meses. A lucratividade varia entre 10 e 15%.

GOU Odonto

Fundada em 2010, a GOU Odonto é uma rede de franquia odontológica que possui atualmente mais de 110 clínicas em funcionamento no país. Os serviços oferecidos vão desde tratamentos ortodônticos até estéticos, inclusive clareamentos com resultados em até três sessões, focados para as classes C e D. Com faturamento de R$ 50 milhões em 2018, o negócio aposta na conversão de bandeira para expandir para outras regiões do Brasil. O investimento inicial é de R$ 10 mil, considerando que o dentista já tenha o espaço montado. O prazo de retorno vai de três a seis meses e a lucratividade é de 50%.

Vazoli

A Vazoli é uma franquia de crédito, especializada em empréstimos consignados e seguros em geral, que nasceu em setembro de 2008, na cidade de Severínia, interior de São Paulo. A rede entrou para o mercado de franquias em 2011 e recebeu, por cinco anos consecutivos, o selo de excelência pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A franquia movimentou mais de R$400 milhões em 2018. Com mais de 90 cidades espalhadas por 20 estados brasileiros, a Vazoli prevê investimento inicial a partir de R$ 60 mil, faturamento bruto mensal entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, lucratividade de 8% e prazo de retorno estimado em 8 a 15 meses.

Emagrecentro

Rede de clínicas especializada em emagrecimento e estética no Brasil e no EUA, a Emagrecentro é uma franquia com mais de 160 unidades em operação que procura proporcionar aos seus pacientes “mais saúde e melhora na autoestima”. A marca oferece tratamentos a preço populares para emagrecimento rápido, queima de gordura localizada, celulite e flacidez. Além de serviços como luz pulsada, secagem de microvasinhos e limpeza de pele.

Fundada em 1987 e com atuação no franchising desde 1994, a rede é comandada pelo médico Edson Ramuth.

A Emagrecento já atendeu mais de 1,5 milhão de pacientes, entre homens e mulheres. Para aderir a uma franquia da marca é necessário desembolsar a partir de R$ 80 mil, com retorno estimado de 6 a 12 meses, faturamento médio de R$ 50 mil e lucratividade de até 50%.

Ceopag

A Ceopag é uma franquia de meios eletrônicos de pagamento que oferece, além da maquininha de cartão, conta digital, cartão de crédito e até aplicativo com inteligência artificial que permite cobrança com reconhecimento facial. A marca, fundada este ano, tem 347 unidades no Brasil, em sistema de microfranquia. Cada franqueado é responsável por uma área de atuação e tem como foco buscar estabelecimentos interessados nas soluções oferecidas pela rede para pagamento eletrônico. A Ceopag é opção para empreendedores com faturamento entre R$ 1 mil e R$ 100 mil, inclusive negativados. A Ceopag prevê investimento inicial a partir de R$ 6.990,00, com faturamento médio de R$ 5 mil e prazo médio de retorno de 6 a 12 meses.

Ótris Soluções Financeiras

Fundada em 2010 na cidade de Campinas, pelo administrador Caio Katayama, a Ótris Soluções Financeiras é uma rede especializada em recuperação de créditos para PME. Desde sua fundação, o grupo Ótris já recuperou aproximadamente R$ 5 milhões para empresas de todo país. A franquia entrou para o franchising em 2017 e possui três modelos de negócios: a home based, com investimento inicial de R$ 10 mil, a microfranquia, a partir de R$ 90 mil e modelos mais robustos, como a padrão, que exige investimento de R$ 120 mil. O prazo médio de retorno é entre 4 a 24 meses e a taxa de lucratividade varia de 28 a 35%. A rede pretende inaugurar dez unidades em todo o estado mato-grossense em 2020.

Melting Burgers

A Melting Burgers é uma rede de hamburguerias que nasceu em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A marca tem unidade em Olímpia e em São Paulo. A rede opera pelo sistema de co-franchising, no qual o investidor compra cotas do negócio. A operação é comandada pela própria franqueadora, em parceria com a Cobiz, especializada em expansão de redes. No último ano, a marca vendeu mais de 240 mil sanduíches e atendeu mais de 150 mil clientes. A aposta é para Sanduíches divertidos como o LeBron James, que leva catupiry, bacon crocante e crispy de mandioquinha. Para investir no negócio, cada cota custa a partir de R$ 50 mil, com prazo de retorno a partir de 15 meses e lucratividade de 15% a 20% por unidade.

UPVET e UPVET Store

A UPVET é uma rede de farmácia de manipulação veterinária que trabalha com formas alternativas e eficientes de medicar os animais, como biscoitos veganos, sopas e bases tópicas. No franchising desde 2010, a rede pretende abrir cinco novas franquias no centro oeste brasileiro, com foco nas cidades de Cuiabá e Brasília. A marca possui dois modelos de negócio: farmácia de manipulação e quiosque de acessórios e cosméticos para pets (UPVET Store). A franquia possui 20 unidades UPVET Manipulação Veterinária, e duas UPVET Store inauguradas em 2019.

O valor de investimento total parte de R$180 mil e pode chegar a R$300 mil no modelo UPVET Manipulação Veterinária, com tempo médio de retorno que varia entre 24 e 36 meses, e um faturamento médio mensal de R$40 mil a R$90 mil. Para o modelo de quiosque, o investimento total é de R$ 60 mil, com faturamento médio de R$10 mil a R$15 mil mensal e retorno em até 36 meses.

Sigbol Fashion

A Sigbol Fashion é uma franquia que oferece cursos especializados em moda. A rede concentra 27 unidades no estado de São Paulo, com implantação de operações no Rio de Janeiro e em Goiânia, Goiás. A franquia foi a primeira a oferecer esse tipo de curso no país, com início em 1984. A estreia no franchising ocorreu em 2011. A Sigbol Fashion teve cerca de 2 mil alunos matriculados e abriu 15 novas vagas de emprego entre janeiro e julho de 2019, e pretende abrir novas unidades no centro oeste, com foco na cidade de Cuiabá. Os cursos variam de simples aprendizados em corte e costura a cursos de criação e design.

A franquia oferece três modelos de franquia: Basic, Smart e Full, com investimento inicial de R$ 42 mil, R$ 92 mil e R$ 132 mil, respectivamente. O prazo de retorno é entre oito e doze meses.

Ceofood

Lançada em março de 2018, o Ceofood é um aplicativo de gastronômico que opera no modelo de franquia, com foco em regiões periféricas e cidades do interior. A rede já está presente em 13 municípios de MT e possui dois novos franqueados em negociação para atuar em Cuiabá no próximo ano. Na pratica, o franqueado é responsável por prospectar novos restaurantes e estabelecimentos que pagam um valor fixo, de R$99 a R$149, para serem inclusos no aplicativo, diferentemente de marcas concorrentes que cobram um percentual em cima dos pedidos. O lucro é obtido dos valores mensalmente pagos pelos restaurantes. Com o modelo ‘home based’ a franquia é ideal para aqueles que buscam uma maior versatilidade de horários e qualidade de vida.

A partir de janeiro de 2020, o Ceofood passa a realizar delivery para estabelecimentos de modo geral, como supermercados, farmácias, petshop e etc. O investimento inicial é de R$ 5.990,00 com prazo de retorno de seis a 12 meses e lucratividade de 50%.

Temaky Fry

A Temaki Fry é uma franquia de restaurantes de comida japonesa, conhecida por operar durante a madrugada. Atendendo a pedido dos clientes, a rede criou um cardápio vegetariano e vegano com 12 opções de pratos. Com unidades no Rio de Janeiro, Goiânia e São Paulo, a franquia pretende inaugurar mais 10 unidades em 2020, e Cuiabá está entre as cidades mapeadas. Para ser um franqueado é preciso investir a partir de R$ 250 mil, com lucratividade entre 12% e 15% e prazo de retorno estimado entre 24 e 36 meses.

SuperSeg Brasil

A SuperSeg Brasil, especializada em sistemas de segurança eletrônica e automação, é uma franquia direcionada para cidades ou microrregiões com mais de 100 mil habitantes. A franquia existe desde 2016 e tem 25 lojas em operação.

O modelo de negócio é o de loja de rua, com investimento inicial a partir de R$ 70 mil e faturamento médio mensal de R$ 46 mil. O prazo de retorno é estimado em 18 meses, com lucratividade entre 20 a 25%.

Mercadão dos Óculos

A marca irá inaugurar a primeira unidade em Cuiabá no primeiro semestre de 2020. Com mais de 300 unidades em operação, o Mercadão dos Óculos foi fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. Formada por uma diretoria com mais de 40 anos de experiência no ramo óptico, inovou no segmento popularizando seus produtos para as classes C e D, com preços que variam entre R$ 19,90 e R$ 299,90. O investimento é a partir de R$ 150 mil e o prazo de retorno é de 15 a 20 meses.

TOP English

Fundada em 1997, em Maceió, capital do Alagoas, a Top English é uma rede de franquias de escolas de inglês que se notabilizou por uma metodologia de ensino diferenciada. Ao invés do aluno ir até a escola, os professores vão fisicamente até a residência do aluno, adaptando-se assim a sua rotina e sua disponibilidade de horário. Além disso, os alunos praticam a conversação do início ao fim. A empresa entrou para o franchising em 2011, e atualmente possui 42 unidades. O investimento inicial para uma franquia da Top English é de R$ 35 mil, a previsão média de retorno é de 18 meses e o faturamento médio é de R$ 20 mil.