Dicas para um passeio no Suriname e o que fazer em Paramaribo

Curitiba, PR 20/7/2020 –

Suriname é um país pequeno, vizinho do Brasil (próximo a Belém), que foi colonizado pela Holanda.

O Suriname é um dos países mais encantadores da América do Sul e também um pouco desconhecido de grande parte de turistas e pessoas em geral que gostam de conhecer outros países, culturas, culinárias e histórias dos povos de diversas partes do mundo. A Guiana Holandesa, como também é conhecido o Suriname, fica no Norte da América do Sul e está bem próximo a duas capitais brasileiras: Macapá e Belém.

Uma das grandes riquezas do Suriname, assim como no Brasil, é sua vasta mescla de culturas e povos diferentes que resulta numa diversidade cultura fantástica. Com isso, a cultura e o povo do Suriname têm traços dos escravos africanos dos tempos coloniais até os traços europeus de colonizadores britânicos e holandeses. Além disso, após a abolição da escravatura muitos trabalhadores da China, Índia e Indonésia também chegaram ao país e deixaram suas marcas na cultura local.

A capital do país é Paramaribo, uma cidade muito encantadora e cheia de referências ao período colonial. Com muitos restaurantes, comércio e casas noturnas – esse é um dos pontos mais vibrantes do Suriname. Não só Paramaribo como todo o restante do Suriname também pode ser um excelente destino para quem aprecia a natureza, pois o ecoturismo também está presente nessa região. O Suriname possui grandes reservas e conta com uma vasta selva quase que intocável.

Paramaribo

É uma cidade com séculos de tradição, uma vez que sua fundação se deu em 1613 no primeiro assentamento holandês na região que hoje é conhecida como a Guiana Holandesa. Uma de suas principais atrações é o movimentado centro, com suas construções maravilhosas, que agregam o Centro Histórico da Cidade de Paramaribo considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

A diversidade cultural do Suriname também está fortemente presente na sua capital. Ela foi construída por africanos, holandeses, indianos, chineses, indonésios e os nativos da região. Com isso, vários traços dessas diferentes culturas estão presentes em cada esquina de Paramaribo.

Ao longo da cidade é possível encontrar vários parques para reuniões em família, festas culturais, eventos sociais e avenidas movimentadas. A cidade também traz um pouco da desigualdade social da região, por um lado é possível observar pessoas com carros de luxos nos bairros mais ricos e badalados, enquanto nos subúrbios de Paramaribo pessoas ainda vivem em condições abaixo da linha de pobreza.

Os brasileiros, principalmente aqueles da região Norte, têm um lugar especial para visitar em Paramaribo: Little Belém. Lá é possível encontrar lojas e restaurantes cujos proprietários são brasileiros. Tudo em Little Belém remete ao Brasil e é carregado com a cultura do Norte. Música além da culinária brasileira é algo mais do que certo nesse bairro.

A arquitetura dos principais edifícios da cidade também chama bastante a atenção dos que visitam Paramaribo. Além da influência holandesa também é possível encontrar influências sul-americanas como, por exemplo, a Catedral de São Pedro e São Paulo que foi construída toda em madeira.

Localizada às margens do rio Suriname, a capital ainda dispõe de muitas opções de passeios de barcos no rio mais famoso do país.

Quantos aos pontos turísticos, destacam-se:

Fort Zeelandia: uma das mais belas obras de arquitetura do país. É uma fortificação erguida ainda no século XVII às margens do Rio Suriname, cujo principal objetivo era o de defender a região. Foi palco de várias batalhas como, por exemplo, quando da conquista dos ingleses em 1651 e a renomeação do forte para Fort Willoughby, sendo que em 1667 o Forte viria a ser reconquistado pelos holandeses.
Zoológico Paramaribo: o motivo de essa ser uma das principais atrações no Suriname não está apenas relacionado ao ambiente de natureza e belos animais, pois esse é o único zoológico do país. Ele fica distante de Paramaribo apenas por 6,5 km e lá é possível encontrar cobras, jacarés, macacos, onças e muito mais.

Brownsberg Nature Park: uma reserva natural das mais belas em todo o mundo. Fica a mais de 120 km de distância de Paramaribo, mas o passeio vale a pena. A reserva foi estabelecida em 1969 e hoje é responsável pela preservação de uma biodiversidade fantástica com fauna e flora encantadoras, além de belos rios e cachoeiras. É o destino perfeito de quem procura ecoturismo.

Rio Commewijne: é um rio bastante popular na região e o destino de muitos turistas que estão em buscas de passeios aquáticos. O rio nasce nas colinas a nordeste do Suriname e só vai desaguar na capital Paramaribo quando encontra o rio Suriname. É uma ótima opção de transporte para explorar as belas paisagens, conhecer um pouco da história local e ver as enormes plantações de café e cacau. O passeio também pode fazer uma parada em Frederiksdorp, uma antiga casa de fazenda as margens do rio que foi convertida em um hotel e restaurante.

Reserva Natural do Suriname Central: criada em 1998 com a parceria do governo do Suriname e a Conservation International é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO desde o ano 2000. Apresenta uma riqueza inigualável no seu vasto ecossistema. São mais de 1,6 milhão de hectares de floresta tropical. Dentre os animais típicos dessa reserva estão o tatu, a lontra gigante do rio, o jaguar, bem como a preguiça além de oito espécies de macacos, mais de quatrocentas espécies de aves e muito mais.

Quando ir e como chegar?

O país está localizado na região equatorial e apresenta um clima tropical bastante quente. Com isso, as temperaturas são altas e bem próximas durante todos os meses do ano. De abril a agosto e entre novembro e fevereiro são as épocas das estações chuvosas, com algumas estações secas nesses períodos.

É possível ir ao Suriname de avião, sendo que há voos diretos para a capital Paramaribo a partir do Brasil. Turistas do Norte brasileiro também podem optar por entrar no país de ônibus.

O planejamento é o primeiro passo para garantir que uma viagem de férias, por exemplo, seja inesquecível desde a chegada até a volta para casa. Para certificar que a experiência seja incrível, o melhor a fazer é contar com a ajuda do maior clube de férias do mundo: o Clube Candeias.

Mais informações em: https://www.clubecandeias.com/

Website: https://www.clubecandeias.com/

Web Site: