Diretora de escola pública inova no ensino à distância por meio de vídeos curtos na internet

São Paulo, SP 29/10/2020 – Sabemos que nada substitui o ensino presencial, principalmente no período de alfabetização e desenvolvimento cognitivo

Aplicativo de vídeos curtos Kwai foi a solução para manter alunos e famílias motivadas durante o ensino a distância

A discussão da vez é a volta às aulas, tema que divide pais e autoridades em todo o país. Enquanto algumas escolas já retomaram as atividades presenciais, outras, como a Escola Municipal da Vila Brasil, em Londrina, seguem no ensino remoto. Diante disso, alguns professores descobriram no Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, uma forma criativa de manter os alunos motivados e engajados.

Entre eles, destaca-se a Rosangela de Fátima Ferreira, professora na Rede Municipal de Londrina há 25 anos, dez deles atuando como gestora escolar. Ela afirma que as mudanças trazidas pela quarentena fizeram os educadores se reinventarem.

“Nossos alunos e famílias têm dado o melhor de si nesse novo momento. Sabemos que nada substitui o ensino presencial, principalmente no período de alfabetização e desenvolvimento cognitivo. Foi então que decidi testar o Kwai utilizando os filtros disponíveis, como uma forma mais próxima de interação, na linguagem de pais e crianças”, conta.

Rosangela passou a gravar vídeos com cerca de um minuto de duração, utilizando um filtro exclusivo do app como seu avatar. O conteúdo é compartilhado com pais e alunos e traz avisos sobre lição de casa, entrega e retirada de material na escola e atividades extracurriculares. Para os professores, os informativos alertam sobre reuniões de planejamento. “Hoje, quando veem a bonequinha de óculos, já sabem que tem recado importante”, brinca a diretora.

A ideia foi tão boa que ultrapassou os “muros virtuais” da escola, conquistando usuários Kwai de todo o Brasil. “Com o tempo, percebi que havia várias pessoas, fora do ciclo da escola, compartilhando os vídeos, curtindo e adorando o trabalho que estava realizando”, conta Rosangela.

De acordo com a diretora, a iniciativa não para por aí. “Gostei muito dos resultados e quero explorar ainda mais o Kwai para inserir suas ferramentas na interação com alunos e familiares. Dá para abordar de tudo nesse aplicativo”, explica. Os vídeos têm sido bem recebidos por todos e a ideia é seguir inovando nos recados por meio de novos filtros e até mesmo explorando o lado musical de alunos, famílias e professores.

Website: https://www.kwai.com/