Empresa ensina de forma online como transformar um negócio em franquia

Alphaville, SP 22/10/2019 – “A ideia ao criar a Comofranquiar.com foi atender aos empreendedores que vivem em cidades mais afastadas dos grandes centros, onde a maioria dos serviços estão”

Segundo especialista, é preciso saber lidar com os desafios e as burocracias do setor de franquias para conseguir alcançar o sucesso neste modelo de negócio

O sonho de qualquer empreendedor é expandir o seu negócio, firmar a sua marca e aumentar o seu faturamento. Mas como tornar esse desejo realidade? Qual é o momento mais adequado para apostar no crescimento? O empresário brasileiro Fred Ferreira, especialista em formatação de franquias e fundador da plataforma Como Franquear, explica que a franquia é um caminho excelente para quem quer atingir novos mercados, mas não deseja investir em instalação de novas unidades ou assumir o compromisso pela gestão do novo ponto.

Entretanto, o empresário alerta que para formatar uma empresa em um modelo de franquia é necessário fazer uma análise profunda do negócio. “Para saber se a empresa possui as características necessárias para ser transformada em uma rede é preciso fazer um estudo de franqueabilidade, analisar o mercado, os diferenciais do negócio, a demanda, etc. Não é porque o negócio está dando certo que ele será um sucesso também como franquia”, explicou Fred.

Uma das dificuldades que o empreendedor que vive distante das grandes metrópoles tem é encontrar especialistas do setor próximos as suas cidades. “Desde que iniciei o meu negócio tive o desejo de franqueá-lo, porque sei que ele é diferenciado e tem um potencial de crescimento nacional, mas a legislação do franchising são enormes, por isso busquei consultorias na minha região, mas nunca encontrei nenhuma empresa perto, apenas em São Paulo, o que fica inviável para mim. Isso acabou me desanimando e deixei essa ideia de lado por um tempo”, disse a empresária Gabriela Dias, moradora de Fernandópolis, interior de São Paulo.

Pensando em suprir essa demanda cada vez mais latente no mercado, Fred Ferreira decidiu desenvolver uma plataforma para realizar consultorias online para formatação de negócios em modelos de franquia. “A ideia ao criar a Comofranquiar.com foi atender aos empreendedores que vivem em cidades mais afastadas dos grandes centros, onde a maioria dos serviços estão concentrados, mas que também precisam de assessoria especializada. São negócios que têm um potencial incrível de expansão, mas que não crescem por falta de conhecimento na área”, explicou o empresário. “Nós já estivemos do outro lado também, quando o franchising ainda não era difundido no Brasil, desbravamos esse mercado, cometemos erros e acertos, ganhamos experiência e como consequência abrimos mais de 400 unidades por todos os estados do Brasil. Agora contamos com uma equipe especializada em cada etapa do processo de formatação de uma franquia”, completou Fred.

O foco da empresa é também oferecer a esses empreendedores atendimento em horários alternativos, como fins de semana e a noite. “Esses empresários já possuem um negócio que está indo bem, por isso eles querem expandir, mas muitas vezes eles contam com uma agenda apertada e o único momento que eles podem parar para falar sobre a expansão do seu negócio é em um domingo a noite, por exemplo, por isso decidimos oferecer como um diferencial do nosso negócio o atendimento com horários flexíveis”, disse Ferreira.

De forma online, o empreendedor pode receber uma análise sobre o potencial de franqueabilidade do seu negócio, treinamentos, assessoria de marketing, jurídica e contábil, auxílio com todas as documentações, desenvolvimento da Circular de Oferta de Franquia (COF), contratos e manuais de franquias, apoio em busca de ponto, manual de identidade visual, entre outros.

“Ter a consultoria online e desenvolver nosso projeto de franquia foi desafiador e nos surpreendeu bastante, porque temos contato direto com a equipe da Como Franquear por meio de videoconferências, ligações e mensagens, também recebemos suporte, treinamento, assessoria, e dessa forma temos formatado nosso projeto de expansão”, falou Fabrício Luz, gestor da barbearia Dinastia da Barba, primeira barbearia conceito de Vitória, no Espírito Santo.

Para Denis Pierry da Loves Machines, como tudo é feito de forma online, o processo acaba sendo mais rápido e produtivo. “Compartilhamos a ideia do nosso negócio e eles acreditaram no potencial e nos ajudaram a formatar o modelo de expansão. O fato de ser uma consultoria totalmente online agilizou o processo, porque não precisamos nos deslocar para fazer as reuniões, fazemos tudo à distância e já estamos colhendo resultados”. 

Website: http://www.comofranquear.com

Web Site: