Empresa nacional de software de recrutamento e seleção inova com testes online para candidatos

São Paulo 14/10/2019 – “Nós acreditamos em um processo mais humanizado, mesmo que seja feito à distância.” afirma Marcelo Marques da Rankdone

Além dessas vantagens, é necessário se falar também da confiança que ambas as partes possuem em plataformas como essa. Isso porque o processo como um todo acaba ficando mais simples, uma vez que é possível fazer uma análise muito mais sólida de todas as fichas e resultados dos candidatos.

As relações entre o ambiente pessoal e o ambiente de trabalho se transformaram muito durante os últimos anos. Se nos anos 1990 era comum se separar termos como vida pessoal e vida profissional, hoje em dia os dois se confundem em diversos aspectos. E isso não ocorre à toa. Segundo uma pesquisa recente do IBOPE, 62% dos brasileiros consideram um ambiente de trabalho moderno como aquele que se pode fazer também em casa. Porém, a grande preocupação do brasileiro hoje em dia tem muito mais a ver com a oportunidade de ter um trabalho.

Segundo o IBGE, mais de 5 milhões de brasileiros procuram emprego atualmente. E apesar desse número ser alarmante para muitos, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mostra que mais de 408.000 empregos foram gerados no primeiro semestre do ano, o maior número para esse período desde 2014. E essa melhora tem relação direta com a forma que as pessoas buscam empregos e se relacionam com as empresas.

Não é de hoje que o brasileiro procura alternativas para driblar esses números. O LinkedIn, por exemplo, que chegou oficialmente ao Brasil em 2011, possui mais de 34 milhões de usuários no Brasil, segundo a própria empresa. Porém, apesar de essas plataformas serem uma boa forma de conexão entre empresas e candidatos, são poucas as plataformas que oferecem um processo de seleção e recrutamento completo feito pela internet.

E foi por conta desse cenário que a Rankdone surgiu, com o intuito de facilitar os processos de recrutamento e seleção de candidatos. Os dois idealizadores Rodolfo Gobbi e Marcelo Marques contam o que fez com que eles tivessem a ideia de criar a plataforma. “O anúncio de uma vaga de emprego recebe centenas e as vezes milhares de candidatos. É quase um ‘vestibular’ por vaga. Como fazer este processo seletivo de forma imparcial, rápida e sem depender de especialistas para fazer entrevistas de emprego? Nada supera a simplicidade, rapidez e imparcialidade de testes online disponíveis em abundância em um marketplace. Ao contrário das vagas de TI que enfrentam problema de recrutamento ou atração, pois faltam profissionais qualificados; quase todas as demais vagas enfrentam problema na seleção.”, conta Rodolfo Gobbi.

Dentre os muitos benefícios que esse tipo de plataforma pode fornecer, o maior deles talvez seja dar uma atenção maior aos candidatos que vão mal nos testes. “Os benefícios são muitos, como despreocupações com deslocamento e com horários de trânsito ou horas maçantes de testes em papel na própria empresa”, afirma Marcelo Marques, que ainda conta como os testes online podem fazer com que a relação entre as duas partes fique ainda mais próxima “Nós acreditamos em um processo mais humanizado, mesmo que seja feito à distância. A funcionalidade do feedback personalizado, por exemplo, faz com que os candidatos saibam onde errou e recebam links de auto estudo para melhorarem o assunto que errou. ”

Além dessas vantagens, é necessário se falar também da confiança que ambas as partes possuem em plataformas como essa. Isso porque o processo como um todo acaba ficando mais simples, uma vez que é possível fazer uma análise muito mais sólida de todas as fichas e resultados dos candidatos. Além disso, a rapidez com que o recrutamento e a seleção ocorrem também avançam à medida em que praticamente todo tipo de relação humana também parece se dar de forma mais rápida.

Segundo os criadores da Rankdone, esse é o momento para que esse tipo de plataforma finalmente ganhe mais espaço no mercado “As formas como as pessoas se relacionam mudaram, então a forma como fazemos os processos de recrutamento e seleção também tendem a mudar e se projetar cada vez mais nos meios digitais”, afirmam eles.

Não se pode ter certeza sobre o futuro das relações entre as pessoas e a influência direta da internet nesse aspecto, mas é possível apontarmos possíveis tendências para processos de recrutamento e seleção. Softwares como o da Rankdone, por exemplo, tendem a ser lembrados como referência de inovação e de funcionalidade em um momento em que estreitar o contato entre candidato e empresa é necessário. Mas os próximos passos que esse tipo de tecnologia pode nos levar, só o futuro dirá.

Website: https://www.rankdone.com/

Web Site: