Empresas de sucesso têm em sua estrutura equipes sensacionais

Curitiba, Paraná 6/3/2020 –

Já se perguntou como funciona o desenvolvimento de um software ou aplicativo que é utilizado diariamente por diversas pessoas? Como será que o Spotify, Netflix e outros serviços conseguem fornecer um produto funcional para seus clientes?

Confira alguns tópicos sobre desenvolvimento de softwares (sistemas operacionais e aplicativos) para entender melhor essa estrutura virtual que gera facilidade e praticidade na vida de muitas pessoas e como se relaciona à formação de trabalho em equipe de uma empresa.

Uma breve visita foi feita à empresa Intergalaxy, do CEO Francis Silva, na filial de Curitiba-PR, para entender melhor essa relação entre desenvolvimento de softwares e trabalho em equipe, pois o desenvolvimento de softwares possui diversas etapas que exigem cautela e planejamento, refletindo a fundo em como uma equipe se organiza.

A empresa estudada tem se tornado referência na cidade nos últimos anos, graças ao seu crescimento espontâneo e seu trabalho em desenvolvimento de softwares em tecnologia blockchain​, uma grande aliada à segurança de informações.
Vamos lá então. Em geral, um software é criado através de uma arquitetura e uma engenharia. A primeira cuida da parte de organização e, a segunda, da construção, basicamente. Quando um software é arquitetado, várias etapas são cumpridas para se chegar até a parte de execução.

Com toda uma arquitetura de software desenvolvida (seja ela segmentada ou não), ela terá uma LDA (linguagem de descrição de arquitetura) que possuem, comumente, componentes de conexão e comunicação, divididos em:

● Visão funcional/lógica;
● Visão de código;
● Visão de desenvolvimento/estrutural;
● Visão de concorrência/​processo​/​thread​;
● Visão física/evolutiva;
● Visão de ação do usuário/​retorno​.

Todas essas visões devem ser integradas no pensamento das equipes desenvolvedoras de softwares, pois tudo acaba se dividindo dessa forma:

Funcional/Lógica: ​Todos os integrantes da equipe devem ter as habilidades corretas e dinâmicas para executar as tarefas. Competência e profissionalismo regem essa primeira etapa, pois proporciona objetividade.
Código:​ Todos devem falar a mesma língua para comunicar as etapas e próximos passos.
Desenvolvimento/Estrutural​: Divisão de tarefas de forma precisa, de acordo com a especialidade e setor de cada um.
Concorrência/processo/thread​: Acompanhamento do desenvolvimento das etapas dos processos para verificação de possíveis furos.
Física/Evolutiva​: Testes constantes a cada etapa fechada, para retirar a necessidade de refazer tudo.
Usuário/Retorno​: Entrega do produto final com todos os procedimento obedecidos.

Uma equipe com visões bem definidas, como essas do processo de arquitetura de softwares, desempenha trabalhos muito mais rapidamente e com qualidade. Fica a dica para você que quer estrutura uma boa equipe de trabalho, com o modelo de organização encontrado na Intergalaxy desenvolvedora de softwares.