Empresas têm importante papel na promoção de ações socioambientais

Florianópolis-SC 24/1/2020 – A partir das ações socioambientais, muitas organizações estão mirando na redução do seu impacto ambiental e buscando corresponder às necessidades de populações

O impacto das mudanças climáticas na vida das populações ao redor do globo deve ser cada vez maior. Dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mostram que é preciso conter em até 1,5ºC o aquecimento da Terra para que o planeta continue em condições de manter a segurança alimentar de seus habitantes, bem como limitar a degradação do solo. Para atingir esse objetivo, a atuação das empresas tem caráter decisivo.

A partir das ações socioambientais, muitas organizações estão mirando na redução do seu impacto ambiental e buscando corresponder às necessidades de populações no entorno de empreendimentos empresariais.  O Ministério do Meio Ambiente fomenta essas práticas através de políticas públicas focadas na produção e no consumo sustentável, promovendo a incorporação de alternativas que minimizem os custos ambientais e sociais da atividade econômica, proporcionando melhor qualidade de vida para as populações.

Muito mais do que seguir leis de proteção ao meio ambiente, a realização de ações socioambientais é entendida como um compromisso assumido com as próximas geração. Assim, exige mudanças nas políticas e na cultura da empresa, que deve estabelecer uma boa relação com as comunidades impactadas pelas atividades da organização e demonstrar aos steakeholders a efetividade do engajamento ambiental.

O Conjunto Eólico de Umburanas, localizado na Bahia, é um dos empreendimentos da ENGIE Brasil focado na oferta de energia renovável para que outras empresas possam realizar seus negócios com mais sustentabilidade. Além de produzir energia de baixo carbono, o conjunto leva eletricidade para cidades que antes viviam na escuridão, sem acesso a luz elétrica. Na prática, o acesso à energia facilita também o acesso a água potável.

Durante a construção dos parques, a ENGIE investiu cerca de R$ 15 milhões em projetos sociais. Os recursos foram aplicados em programas para a melhoria da qualidade de vida da população. Além do acesso à energia elétrica, foi realizado o Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), que formou 107 estudantes, na maioria idosos das comunidades locais. Para conhecer o impacto dessas iniciativas e saber como reduzir as emissões de carbono das empresas, basta acessar http://bit.ly/2RbV4Ke

Website: https://minhaenergiarenovavel.com.br/