Escolas municipais de Bertioga ganham plataforma de ensino interativo

3/3/2020 –

A Bedu.Tech, spin off do Grupo Binário, especializada em serviços de Tecnologias Educacionais, Computação em Nuvem, Integração e Infraestrutura de TI, anuncia a inauguração do projeto “Aluno na Rede”, no município de Bertioga (SP).

A implantação ocorrerá em 14 escolas do município e impactará cerca de 5 mil alunos da rede pública de ensino Fundamental, e poderá ser utilizada por mais de 200 professores.

“Com a iniciativa, estamos modernizando nossos processos educacionais e isso passa pela Transformação Digital. Não podemos deixar de ter a tecnologia como aliada no processo de aprendizagem, permitindo aos alunos potencializarem ao máximo suas capacidades e aptidões. Investir em Tecnologia na Educação é aumentar as chances de empregabilidade no futuro, formando jovens mais capacitados para o mercado de trabalho e gerando mais oportunidades de crescimento profissional para os professores”, avalia o secretário de Educação, Rubens Mandetta.

“O projeto “Aluno na Rede” foi concebido com base na plataforma digital de produtividade e colaboração G Suite for Education,  que disponibiliza ferramentas de gestão de sala de aula integradas ao devices do tipo Chromebooks gerenciados para aumentar a produtividade, automação e dinâmicas com aplicação de novas metodologias de ensino e aprendizagem, permitindo aos alunos e professores uma série de atividades como criar, editar e compartilhar arquivos online, participarem de videoconferências, além de poder acompanhar todo o conteúdo dado em sala de aula em tempo real de qualquer dispositivo (notebook, desktop, smartphone, tablet, etc.), com suporte de TI,  24h por dia.

Para implementação, serão dispostos laboratórios móveis com recursos de projeção, videoconferência, armazenamento e recarga dos dispositivos. O projeto contempla também nova infraestrutura de rede de dados, pontos de acesso de alta performance Cisco MERAKI, formação pedagógica para uso das tecnologias, bem como suporte técnico e pedagógico com NOC 24/7.

No escopo do projeto foi planejado um centro de formação continuada, replicando a mesma infraestrutura dos novos ambientes interativos nas escolas, para as oficinas e capacitação pedagógica dos professores multiplicadores e suas equipes. A implantação tem início previsto para 27 de fevereiro e conclusão até 27 de maio de 2020, cerca de 90 dias, afirma Calegari, diretor da Bedu.Tech, empresa de Tecnologia especializada em soluções e infraestrutura de TI, responsável pela implantação do projeto. Segundo ele, cada escola terá no mínimo um carrinho com 36 equipamentos do tipo chromebook para uso dos alunos em sala de aula, que contém um sistema multimídia para realização de videoconferências.

“Junto com as máquinas, cada aluno irá receber uma conta de e-mail totalmente configurada para facilitar a comunicação e troca de informação. Também iremos configurar contas de e-mails para todo o corpo de professores, diretores e funcionários da Secretaria de Educação, com tecnologia avançada de segurança da informação, que mantém os dados e informações compartilhadas entre os usuários de forma segura”, revela Calegari.

Transformação Digital na Educação

Além de potencializar o processo de aprendizagem dos alunos em sala de aula por meio de recursos tecnológicos, o Projeto “Aluno na Rede” visa também engajar todo o corpo docente das instituições de ensino de Bertioga ao facilitar as rotinas pedagógicas automatizando algumas tarefas.

“Faremos uma formação completa dos professores, que são os verdadeiros multiplicadores do conhecimento, além da gestão continuada de todos os serviços implantados, reduzindo custos operacionais de TI da Secretaria de Educação, permitindo que mantenham o foco nos alunos e aprimoramento dos seus processos educacionais”, afirma Jucinéia Oliveira, coordenadora pedagógica da Bedu.Tech