Especialista indica principais cuidados e prevenções contra picadas de mosquitos

Paraná, PR 8/5/2020 – Picadas que provocam reações alérgicas muito intensas ou que evoluem para infecções podem deixar cicatrizes na pele e, isso pode incomodar bastante.

De maneira geral os mosquitos se alimentam do néctar dos vegetais, mas as fêmeas necessitam de sangue para o amadurecimento dos seus ovos. Com esse objetivo acabam picando os humanos e ocasionando incômodos como coceira, dor e até mesmo infecções secundárias em alguns casos.

Estudos sugerem que os mosquitos sejam atraídos por odores específicos de suas vítimas, mas o calor do corpo e o suor também podem colaborar com isso. Geralmente após a picada o organismo reage por meio de uma reação alérgica e, nesse processo a pele se torna vermelha e pode haver inchaço local, entretanto alguns indivíduos são mais sensíveis às picadas, podendo apresentar manifestações mais severas.

A picada do mosquito

Geralmente os horários de maior atividade deles acontece pela manhã e ao final da tarde, quando as temperaturas ainda não estão tão elevadas e o sol não está tão forte. Por isso nesses dois períodos é preciso ter ainda mais cuidado com as picadas.
Por serem capazes de reconhecer algumas substâncias eliminadas pela pele e suor, os mosquitos costumam ter maior atração por alguns indivíduos em detrimento de outros.
Sendo assim é comum que em um mesmo local uma pessoa seja muito mais picada do que outra.
De acordo com observações é possível perceber que geralmente os mosquitos preferem homens, pessoas obesas, gestantes e indivíduos com sangue do tipo O. Além disso quanto mais suado o corpo, mais os insetos são atraídos.
Ao picar o mosquito injeta sua saliva, com substâncias anticoagulantes para que ele consiga sugar o sangue sem que ele coagule.
Pessoas alérgicas a picadas são na verdade sensíveis a substâncias presentes na saliva do inseto e acabam tendo reações alérgicas a elas.
Na maior parte dos casos as reações são leves, provocando apenas vermelhidão, inchaço e coceira, mas em alguns casos pode ser mais grave podendo levar a inchaços acentuados, pus e febre.

Como evitar as picadas de mosquito

Mesmo para indivíduos que não possuem hipersensibilidade às picadas recomenda-se que elas sejam evitadas porque existem outras questões sérias relacionadas a elas, como por exemplo as doenças virais citadas anteriormente.
Em ambientes com elevada concentração de insetos o mais recomendado é que sejam usadas barreiras físicas que impeçam as picadas.

A principal medida a ser adotada é o uso e telas em portas e janelas para impedir a entrada dos insetos. Além disso mosquiteiros podem ser usados nas camas. Mas sobretudo em ambientes abertos é preciso que o próprio indivíduo se proteja usando roupas longas. Quanto menos a pele ficar exposta, melhor.
Vale ressaltar que os mosquitos preferem roupas de cor escura, sobretudo se elas estiverem combinadas com peças de cor clara. Por isso é necessário evitar ao máximo essa combinação.

Os repelentes químicos também são uma ótima opção para manter os insetos bem longe. Vários deles são a base de DEET ou icaridina e podem ajudar bastante. Mais informações sobre os repelentes podem ser encontradas em https://outside360.com.br/melhor-repelente/. Mas com relação a eles é preciso ter o cuidado de fazer a reaplicação sempre que a pele entrar em contato com a água.

Alternativas caseiras para cuidar de picadas de mosquito
1. Pasta de bicarbonato de sódio com água;
2. Nos amaciantes de carne vendidos em supermercado existe a substância papaína. Por isso é possível misturar um pouco com água e aplicar sobre a área afetada.
3. Pasta feita com uma aspirina triturada misturada em água formando uma pasta que deve ser aplicada sobre as feridas;
4. Tomar um analgésico como aspirina ou ibuprofeno por via oral pode ajudar a reduzir as reações.

Apesar de serem muito incômodas e trazerem muitos problemas aos seres humanos, as picadas de mosquito podem ser evitadas de várias maneiras, sobretudo por meio de barreiras físicas e químicas.
Caso elas ocorram apesar de todos os cuidados, é necessário tratá-las corretamente para aliviar os sintomas de coceira e inchaço.
Nesse caso é aconselhado que um médico faça a prescrição de um creme ou pomada. Mas pode ser necessário o uso de um medicamento de uso oral caso a reação seja muito intensa.
Cuidar de picadas de mosquito é essencial para evitar infecções secundárias, bem como o aparecimento de cicatrizes.

Website: https://outside360.com.br/melhor-repelente/

Web Site: