Estudos apontam que meio ambiente é fundamental para cidades inteligentes

São Paulo 21/5/2020 –

Os elementos presentes no meio ambiente já se provaram fundamentais para a vida humana e, agora, são considerados um dos pilares para uma cidade inteligente.

Os elementos presentes no meio ambiente já se provaram fundamentais para a vida humana e, agora, são considerados um dos pilares para uma cidade inteligente. Existe uma infinidade de vantagens, algumas que passam despercebidas e outras extremamente visíveis, mas todas auxiliam no aumento da qualidade de vida e do bem-estar humano.

Países desenvolvidos investem em espaços de contato com a natureza

Ainda hoje, muitas cidades do mundo (e a maioria das cidades do Brasil) não priorizam os cuidados com o meio ambiente, deixando de tirar vantagens que são vitais para o desenvolvimento humano. A ausência de espaços com áreas verdes entre prédios e residências é um claro exemplo dessa falta de investimento.  

Os países mais desenvolvidos já investem em jardins espalhados por bairros, entre as residências. No Brasil, por outro lado, mesmo condomínios de classe alta não contam com espaços aproveitáveis, o que acaba inviabilizando a arborização do local.

Meio ambiente é parte fundamental de uma cidade inteligente

As cidades estão cada vez mais imersas em novas formas de tecnologia, e esse movimento tende a ser crescente. A Indústria trabalha incessantemente para criar soluções que agreguem maior eficiência aos centros urbanos.

Para isso, muitos recursos são utilizados, como água e energia, além de esforços humanos. Concomitantemente, em um mundo com cada vez mais demandas, as produções devem visar a lucros e ao combate ao desperdício.

O uso de tecnologia já se tornou vital às cidades, mas, para que elas sejam consideradas inteligentes, não basta investir na automatização de processos ou na geração de dados para melhorar a qualidade de vida. Claramente, isso é essencial, mas é preciso, também, assegurar outros aspectos, como o desenvolvimento de meios para preservar o meio ambiente, os recursos naturais e o contato entre seres humanos e a natureza.

Contato com o meio ambiente influencia diretamente a qualidade de vida das pessoas nas cidades

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Birmingham, do Reino Unido, as vegetações que podem ser cultivadas em meio aos prédios, como árvores, arbustos e flores, podem reduzir os níveis de poluição nos centros urbanos em até oito vezes, mais do que se acreditava.

A pesquisa do Reino Unido, publicada na revista da Sociedade Americana de Química, mostrou que os espaços arborizados com vegetações típicas conseguem atuar como uma espécie de filtro de ar, eliminando dois dos poluentes mais prejudiciais à saúde: o NO2 (Dióxido de Nitrogênio) e os chamados PM (material particulado), compostos por partículas que surgem da combustão em motores de veículos e fábricas.

Antes mesmo das informações trazidas pelo estudo, outras pesquisas já sugeriram que árvores podem melhorar a qualidade do ar que se respira em centros urbanos, a diferença é que, agora, os pesquisadores mostraram que tal melhora é bem maior do que se acreditava.

Observou-se que um planejamento de criação de espaços verdes pode combater a concentração de NO2, reduzindo-o em até 40%, e o material particulado, em até 60%.

Cidade inteligente demanda planejamento e criação de espaços arborizados

Uma cidade inteligente, para receber esse título, precisa, necessariamente, elaborar projetos de espaços arborizados, com plantas, árvores e arbustos que, além de promoverem a interação entre o ser humano e natureza, também ajudem no combate à poluição, tão presente em centros urbanos.

Visando à criação de uma relação mais próxima com o meio ambiente, a Plantar Ideias surgiu como uma empresa que elabora projetos focados em áreas externas, sempre com o objetivo de garantir interações entre natureza e pessoas, por meio de espaços construídos e pensados para isso.

Ao navegar pelo site, é possível conhecer mais sobre o design dos projetos e como combinar a tropicalidade brasileira com ambientes urbanos.

Website: https://www.plantarideias.com.br/

Web Site: