Évolus Logística viabiliza break bulk de açúcar em Santos após uma década e comemora o sucesso da operação

Santos/SP 28/10/2020 – Com menos de quatro meses de fundação, a Évolus Logística retomou uma operação que há 10 anos não acontecia no Porto de Santos. E foi um sucesso.

Após 10 anos sem esse tipo de movimentação no principal porto do País, carga segue com destino à África Ocidental.

Partiu do Porto de Santos, no último dia 22, a embarcação MV Lady Cansen, que atracou no maior porto da América Latina destinado inteiramente a uma operação break-bulk de açúcar. Embarcou rumo à África Ocidental, contabilizando 25 mil toneladas do produto transportado.

O mau tempo atrasou o cronograma, mas a operação aconteceu com muito sucesso. A logística foi cuidadosamente pensada, uma vez que as cargas não foram transportadas em contêineres. A cena dos milhares de sacas sendo remanejadas dos caminhões para o navio chamou a atenção porque há tempos não se via esse tipo de movimentação no porto santista.

Um feito comum até os anos 90, um break-bulk de açúcar já não partia mais de Santos há uma década. Com a popularização dos contêineres, a importação e exportação encontraram uma alternativa economicamente viável para o transporte de cargas internacionais. Porém, neste caso, o planejamento foi diferenciado.

Com a recente demanda exorbitante da última safra de açúcar e o congestionamento do Porto de Santos, as empresárias Kelly Reis e Roberta Silva, à frente da Évolus Logística, encontraram na crise uma oportunidade de fazer a sociedade recém-inaugurada fechar um grande negócio, partindo de um terminal portuário especializado na operação de carga break-bulk.

“Estamos muito satisfeitas com a operação. Deu tudo certo e já estamos com previsão de outras grandes operações”, comemora Roberta Silva. “Enxergamos essa conquista como uma credibilidade dentro do mercado. Após duas décadas de reputação construída no mercado de Comex, consideramos esse feito como o resultado de uma história de trabalho sério e muita dedicação que eu e Kelly construímos. E isso é só o começo”, complementa.

Com os terminais que operam em contêineres saturados, a dupla viabilizou a exportação através de break-bulk, prática usual em São Sebastião, Paranaguá e no Rio de Janeiro, mas não em Santos. Uma segunda operação do gênero está agendada ainda para esse mês, firmando mais uma parceria de sucesso à Évolus Logística.
‘Com a pandemia, tivemos de nos reinventar. Com a grande demanda pelo açúcar, não teríamos espaço com os contêineres e encontramos no break-bulk a solução para um gargalo’, esclarece Kelly Reis. “Nossa empresa tem pouco tempo de mercado, mas é comandada por duas mulheres experientes e prontas para movimentar ainda mais o maior porto da América Latina”, conclui.

Évolus Logística

A Évolus Logística surgiu em meio à pandemia, no dia 3 de julho de 2020. Mas, estreou no mercado respaldada com toda a expertise de quase duas décadas de experiência em comércio exterior de cada uma das sócias. Ambas construíram carreira nos principais terminais portuários de Santos, chefiaram grandes equipes, foram líderes que deixaram marcas. Porém, entenderam que poderiam voar ainda mais alto desenvolvendo um trabalho em parceria com os terminais, e não mais como colaboradoras.
Com isso, surgiu a Évolus, com a proposta de mostrar ao mercado um novo jeito de trabalhar com logística, apresentando novos caminhos e possibilidades no transporte marítimo, aéreo e rodoviário.

Website: https://www.evoluslogistica.com.br/