Fintech faz alerta sobre educação financeira aos novos inscritos no MEI

25/9/2020 –

Se por um lado, muitas microempresas brasileiras encerraram suas atividades por conta da pandemia; por outro, o Brasil tem experimentado um crescimento de registros no MEl (Microempreendedores Individuais). Entre março e agosto – meses da pandemia -, foram contabilizados 808.230 mil novos inscritos, 11,5% ante ao mesmo período do ano passado, o que é equivalente a cerca de 84 mil novatos no empreendedorismo.

“Durante a pandemia, por meio da nossa campanha #tamojunto, que nos colocamos a disposição para tirar dúvidas dos MEIs, o Hybank foi bastante procurado por dúvidas de gestão financeira, o que demonstra a dificuldade de ter um controle contábil. Em época de crise é quando se dá conta da real importância da educação financeira”, explica o CEO do Hybank, Alberto Hamoui.

O crescimento MEIs no Brasil é bastante impulsionado pelo desemprego (entre maio e julho, cerca de três milhões de pessoas ficaram sem trabalho). Para tanto, Hamoui faz uma alerta para os novos empreendedores: “o planejamento financeiro é a principal ferramenta de sucesso. É preciso ter uma organização, no que diz respeito às finanças, para que consigam ter o menor impacto quando futuras crises surgirem”, completa.

Algumas iniciativas são imprescindíveis para a saúde dos negócios: abrir contas-correntes distintas para as finanças pessoais e as da empresa; definir um salário mensal; criar o hábito de fazer um controle financeiro (produto ou serviço, forma de pagamento, data de gastos e receitas, pagamentos à vista ou parcelado); e ter controle de tudo que for gasto com o negócio, como por exemplo, o transporte para atender um cliente ou a compra de mercadorias e equipamentos.

“O empreendedorismo é ainda uma prática nova para boa parte dos brasileiros, o Hybank está à disposição para contribuir para o sucesso destes novatos. Para os veteranos, se há um lado positivo é que a crise foi uma forma de aprender a olhar para o financeiro de maneira consciente Planejar o negócio é conhecê-lo por dentro. É preciso entender exatamente como o dinheiro vai entrar e sair, conhecer todas as despesas, fazer projeções futuras conservadoras, e saber o lucro no final do mês”, conclui.

Website: http://www.hybank.biz/