Fórum apresenta importância da pluralidade de talentos nos conselhos das empresas

São Paulo, SP 24/10/2019 –

No Brasil os conselhos são formados majoritariamente por homens brancos com mais de 50 anos. Porém, empresas inteligentes sabem que a diversidade de pensamentos e experiências traz melhores resultados para as corporações. O último relatório da ONG americana Catalyst aponta que empresas listadas no Fortune 500 com a maior representação de mulheres no conselho obtiveram maior performance financeira do que aquelas com menor representação feminina. Além disso, o relatório afirma que empresas que possuem três ou mais mulheres no conselho conquistam performance notavelmente superior.

Com o propósito de debater o tema e transformar a realidade nas empresas brasileiras, a CKZ Diversidade, em parceria com a Saint Paul Escola de Negócios, promove a 2ª edição do Fórum Diversidade no Conselho. O evento acontece no dia 30 de outubro, das 9h às 17h30, na Saint Paul Escola de Negócios em São Paulo (SP). “A multiplicidade de talentos e de ideias nos conselhos é fundamental para um processo decisório mais assertivo, uma vez que diferentes experiências contribuem para uma análise mais abrangente e, como consequência, as experiências aumentam o desempenho do negócio”, diz Cris Kerr, CEO da CKZ Diversidade e idealizadora do evento.

Nesta edição, o Fórum apresenta pesquisas e cases que comprovam que diferentes experiências contribuem para uma análise mais abrangente e assertiva. Além de mostrar que um ambiente inclusivo, onde há espaço para uma conversa saudável com opiniões divergentes, traz ideias inovadoras.

Confira a programação completa:

O Fórum inicia com a apresentação de Olivia Ferreira, CEO da Enlight-Empowering People, Driving Change, com o estudo ‘Panorama da Diversidade nos Conselhos, como estamos no Brasil?’. A ideia é falar sobre como este cenário vem mudando e como outros países estão acelerando este processo.

Em seguida, Cris Kerr, CEO da CKZ Diversidade, aborda o tema ‘Como o viés inconsciente impacta na diversidade nos conselhos?’, que trata sobre como o nosso cérebro vai categorizando e criando nossas preferências por grupos, com experiências que ficam escondidas no nosso inconsciente e, sem que a gente perceba, influencia em nossas ações e faz com que a gente dê vantagens ou desvantagens para determinados perfis.

Logo após a palestra da especialista em diversidade acontece o painel ‘ESG (Enviroment Social Governance) – Como os conselhos lidam com a questão da sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa efetiva’, um debate sobre o porquê os acionistas e investidores precisam incluir este tema na agenda estratégica. A conversa terá como moderadora Christiane Aché, program director da Saint Paul Escola de Negócios; e como palestrantes a professora Dra. Angela Donaggio, da FGV e IBGC; Carlos Eduardo Lessa Brandão, business consultant and independent board member do IBGC e Sonia Favaretto, Diretora da B3 e Presidente do Board da Rede Brasil do Pacto Global.

O Fórum continua com o painel ‘Como estas empresas aumentaram a diversidade em seus conselhos’, com a mediadora Marisa Cesar, Presidente do Grupo Mulheres do Brasil, e os palestrantes Carlos Takahashi, coutry head for Brazil da BlackRock, Daniela Lerario, sócia da TriCiclos e copresidente do Conselho Sistema B Brasil, Deborah Wright, conselheira do Santander e Osvaldo Barbosa de Oliveira, Conselheiro da Ânima Educação.

Na sequência, Maria Fernanda Teixeira, CEO da Integrow Beyond Numbers, assume como moderadora o painel ‘Precisamos engajar os homens nesta conversa’. Os palestrantes serão Antonio Carlos Pipponzi, presidente do conselho da RD RaiaDrogasil; Janete Vaz, vice-presidente do conselho do Grupo Sabin, Pedro Wongtschowski, presidente do conselho do Grupo Ultra e João Marcio Souza, Managing Partner & CEO da Talenses Executive.

O Fórum Diversidade no Conselho fecha a programação com a apresentação ‘Qual o caminho trilhado por estas mulheres para alcançarem um assento no conselho?’, com o relato de mulheres que desenvolveram as suas competências e networking para conquistar uma posição no conselho de administração. Com as palestrantes: Ivanyra Correia, conselheira do Bradesco e SERPRO; Rosana Passos de Pádua, diretora de riscos, compliance, auditoria interna e recursos humanos da CNS, Sylvia Leão, conselheira da TOTVS; e Magali Leite, CFO da BP- A Beneficência Portuguesa de São Paulo e conselheira da Furnas e IBEF. Conta com a Mayra Stachuk, gerente brazil chapter WCD (WomenCorporateDirectors) da KPMG, como moderadora.

Os interessados em participar do evento podem fazer a inscrição no portal: http://ckzdiversidade.com.br/foruns/forum-diversidade-no-conselho/
O investimento inclui a participação no evento, coffee breaks e acesso as apresentações disponibilizadas pelos palestrantes.

Serviço:

2ª edição do Fórum Diversidade no Conselho

Data: 30 de outubro de 2018
Horário: Das 9h às 17h30
Local: Saint Paul Escola de Negócios – Rua Pamplona, 1616 – Jardim Paulista, São Paulo (SP)
Inscrições: (11) 2387-0111 | [email protected]

Website: http://ckzdiversidade.com.br/foruns/forum-diversidade-no-conselho/

Web Site: