Franquias de serviços de reforma e manutenção são ideais para engenheiros civis

Curitiba, Paraná 6/2/2014 –

A crescente expansão do ramo da construção civil nos últimos anos tem comprovado que o setor de franquias na área de prestação de serviços em reformas e reparos hidráulicos, elétricos e instalações em geral é uma excelente opção para quem tem interesse em abrir seu próprio negócio. Um dos destaques dessas franquias é o fato de atrair engenheiros civis, profissão em alta no Brasil. Neste cenário, figura a Rei da Reforma. Um dos fatores que proporcionam o crescimento da rede – com pouco mais de um ano no franchising, conta com quatro unidades – está a oportunidade para que engenheiros tenham o seu próprio negócio e ainda aturem na área de formação, oferecendo mais qualidade e segurança ao contratante.

De acordo com René Conter, engenheiro civil e diretor da Rei da Reforma, além de poder contar com o suporte da franqueadora, o engenheiro civil já contará com sua própria experiência adquirida, tanto na universidade, quanto em seu trabalho, e poderá utilizá-la no ramo de prestações de serviços de forma mais ampla. “Não podemos esquecer que em alguns serviços, como ampliação de uma área ou construção de uma casa, exigem a assinatura de um engenheiro civil no projeto e também da presença do mesmo acompanhando a execução da obra”, completa.

Um exemplo de franqueado da rede é a engenheira civil Maiane Chachá Almeida, 29, proprietária da unidade em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana de Recife, em Pernambuco. “Optei por abrir uma franquia da Rei da Reforma pois atendia as minhas necessidades profissionais e também de empreendedora. É uma oportunidade de ter o meu negócio próprio e também atuar com área que eu amo”, explica.

Os estudantes também estão em busca desse mercado. É o caso do universitário Rafael Garcia, de Ribeirão Preto, que mesmo antes de receber o diploma, já quis garantir um espaço ao Sol. “Foi um grande passo abrir uma franquia. Quando a gente está na universidade, fica em dúvida sobre quais caminhos seguir dentro da profissão, começa a bater aquela ansiedade de entrar no mercado de trabalho que está cada vez mais concorrido e uma das soluções que encontrei foi abrir o meu próprio negócio. Pesquisei muitas empresas que possuem franquias na ramo da construção e foi como juntar a fome com a vontade de comer. Esse é o negócio ideal para engenheiros e arquitetos”, conta o jovem de apenas 22 anos.

Não só para engenheiros civis

Para abrir uma franquia como a Rei da Reforma, é imprescindível que o candidato tenha interesse em atuar na área de prestação de serviços de mão de obra, pois será o dia-a-dia dele. “A operação de uma unidade exigirá uma presença e um envolvimento forte do dono para que prospere”, explica René Conter. Por se tratar de aluguel de mão de obra para pequenos serviços, não é necessário que haja um engenheiro por unidade. “Porém, dependendo do serviço a ser executado e da natureza de atuação (isto depende da área de atuação do franqueado), uma anotação de responsabilidade técnica de um engenheiro ou arquiteto é necessária, caso atue como construtora”, completa o fundador da Rei da Reforma.

Em outubro de 2012, o mecânico industrial Adilson Gardine da Rocha, 37, se tornou o primeiro franqueado da marca, tendo em mãos um plano de negócios entregue pelo franqueador no qual a expectativa era obter um faturamento médio mensal de R$ 15 mil durante os primeiros 12 meses. “O investimento baixo me chamou a atenção e enxerguei viabilidade no negócio”, explica. “Mas o que mais me motivou foi a liberdade oferecida pela rede em relação a atuação territorial”.

Do medo confesso, ele obteve em apenas seis meses um desempenho que surpreendeu até mesmo o franqueador, René Conter. “O Adilson se mostrou um empreendedor com um perfil diferenciado. Foi muito além das projeções e tende a alcançar muito mais”, prevê. O negócio foi tão bem que o pequeno escritório que funcionava em casa foi trocado por uma unidade física. Já são 33 funcionários trabalhando para ele e fatura em média R$ 80 mil por mês, número quatro vezes maior do que o previsto inicialmente e na metade do tempo.

Segundo Adilson, hoje a unidade já conta com duas vans, uma moto e um caminhão. “Esses investimentos vão nos ajudar a ganhar ainda mais mercado. Seguimos os padrões da Rei da Reforma, mas vamos buscar sofisticar no que pudermos, porque nos dão essa abertura”, diz. Para ele, o segredo do sucesso não é segredo. “Temos sempre que valorizar nossos colaboradores e nossos clientes. Eles são o motor que faz a empresa rodar”.

Perfil do franqueado

Faixa Etária – de 21 a 65 anos de idade.

Formação mínima – Ensino Médio Completo.

Sexo – Masculino e Feminino.

De preferência que tenha experiência nesta área.

Dados da Franquia Rei da Reforma

Nome: Rei da Reforma

Responsável: René Conter

Ano de Fundação: 2012

Início do Franchising: 2012

Taxa de franquia: R$ 15.000,00

Investimento total: R$25.000,00

Capital de giro: R$6.000,00

Taxa de royalties: R$ 2.034,00

Taxa de publicidade: R$339,00

Faturamento médio mensal: R$ 40 mil nos primeiros 12 meses e superior a R$ 50 mil nos meses seguintes

Prazo de retorno: 6 meses

Funcionários: Média de 3

Área da unidade: home based

Número de unidades franqueadas: 4

Contato para interessados em abrir franquia: René Conter ou Leonardo Conter

Sobre a Rei da Reforma

A Rei da Reforma, fundada em 2012, é uma marca sob tutela da Developer Empreendimentos Imobiliários, empresa do ramo de construção de casas populares. A nova rede de franquias foi fundada pelo engenheiro civil René Conter, na cidade de Curitiba-PR. A única restrição territorial ao franqueado é a região metropolitana da cidade onde atua – outros concorrentes restringem a uma pequena região, muitas vezes a três bairros. Além disso, a rede também oferece uma gama completa de serviços, como construção de casas e sobrados, incluindo a parte de pintura e limpeza, pequenos reparos em alvenaria, serviços de elétrica e hidráulica, acabamentos e outras ações para execução total de uma obra, garantindo maior rentabilidade ao investidor. Acesse www.facebook.com/reidareforma.