Gartner prevê as quatro novas funções que os líderes de I&O desempenharão com a ascensão do IoT

3/3/2020 –

O digital foi a principal prioridade dos CIOs em 2019. E eles irão procurar por líderes de Infraestrutura & Operações (I&O) que entreguem e ofereçam suporte a novas tecnologias como a Internet das Coisas (IoT). Porém é mais fácil dizer isso do que executar, segundo o Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas.

Com orçamentos estagnados e recursos reduzidos para a infraestrutura tradicional, os líderes de I&O precisam permanecer relevantes e provar que podem sustentar os negócios digitais. Iniciativas digitais exigem uma estratégia fundamentalmente diferente da I&O tradicional, que requer maior envolvimento com o restante da organização desde o início.

“Até 2022, 80% das principais organizações de Infraestrutura e Operações desenvolverão estratégias de I&O para as iniciativas de negócios digitais como Inteligência Artificial e IoT”, afirma Sanjit Ganguli, Vice-Presidente e Analista do Gartner. “Projetos de Internet das Coisas, em especial, são um espaço em que os líderes de I&O podem testar suas novas estratégias e provar seu valor para os negócios”.

Os projetos de IoT mais bem-sucedidos exigem uma abordagem organizacional abrangente de três grupos distintos:

– I&O – Oferece integração, comunicação, análise e infraestrutura subjacente;

– Linhas de negócios – Focam no estabelecimento de metas e alocação de recursos;

– Equipes de operações – Focam em design e funcionalidade de produtos.

Tarefas como gerenciamento de projetos e segurança geralmente se enquadram nos três grupos. No entanto, as áreas de I&O deveriam estar cientes de todas as iniciativas de IoT para criar processos e documentação adequados.

Os líderes de I&O deveriam assumir um papel de liderança mais ativo – Cada iniciativa de IoT representa um papel potencial diferente para as áreas de Infraestrutura e Operações, com variados níveis de influência, responsabilidade e propriedade. Os líderes de I&O deveriam buscar um papel ativo em qualquer iniciativa de Internet das Coisas que precise de seu suporte.

O objetivo deveria ser: (1) avaliar quais programas e iniciativas existem e qual o seu papel; (2) identificar áreas em que eles possam garantir maior propriedade estratégica.

O Gartner estima que, nos próximos anos, mais e mais equipes de I&O terão a responsabilidade de guia, desenvolvedor ou operador sobre as iniciativas de IoT de suas organizações. Os líderes de Infraestrutura e Operações deveriam estar atentos e passar, sempre que possível, de um papel de meros espectadores para uma posição mais impositiva de direcionamento.

Os quatro papéis que os líderes de I&O podem assumir são:

1) Espectador:

– A área de I&O não está envolvida em nenhum estágio de iniciativas IoT;

– A LOB (subdivisão corporativa focada em um único produto ou família de produtos, do inglês line of business – LOB) ou a equipe de operações lideram o acompanhamento, a implementação e a operação da iniciativa.

2) Orientador:

– A área de I&O é a principal condutora de uma iniciativa IoT;

– A área de I&O orienta a justificativa de negócio, o início do projeto, a tomada de decisões técnicas, a implementação e as operações.

3) Operador:

– A área de I&O não conduz a iniciativa de IoT, mas é chamada após o estágio inicial para operar a solução IoT;

– As operações envolvem o gerenciamento da infraestrutura de terminais de borda, conexão com a plataforma IoT e integração com sistemas corporativos (rede, servidor e armazenamento);

– Também pode incluir algumas análises de dados IoT;

– Essa função geralmente é associada à função de implementador.

4) Implementador:

– A área de I&O não direciona a iniciativa de IoT (função a cargo da LOB ou da equipe de operações);

– A área de I&O é responsável pela implementação da iniciativa IoT, incluindo Edge, plataforma e integração à arquitetura corporativa já existente; isso geralmente acontece após a fase piloto ter sido concluída;

– A área de I&O também pode, ou não, operar os sistemas IoT, mas provavelmente herdará a função.

Pesquisas adicionais sobre o tema serão apresentadas durante a Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Estratégias de Cloud, que acontece nos dias 14 e 15 de abril, em São Paulo. No evento, analistas brasileiros e internacionais vão apresentar conexões vitais entre tecnologias, gestão e cultura com um foco especial na liderança de cada função de Infraestrutura e Operações (I&O). Participantes poderão interagir com mais de 1.000 profissionais, visionários e líderes de TI.

Até 13 de março, as inscrições para a Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Estratégias de Cloud estão com desconto de R$ 575,00. Há preços diferenciados para profissionais do setor público e descontos para grupos. Interessados devem contatar o Gartner pelo e-mail [email protected], pelos telefones (11) 5632-5968 e 0800 006 3028, ou pelo site https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/infrastructure-operations-cloud-brazil.

Website: https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/infrastructure-operations-cloud-brazil

Web Site: