Instituição financeira brasileira registra elevação de rating com perspectiva positiva da agência Fitch

Belo Horizonte, MG 13/11/2019 –

A Fitch Ratings, uma das mais tradicionais agências de classificação de risco de crédito do mundo, acaba de anunciar a elevação do rating nacional de longo prazo do Banco Mercantil do Brasil S.A. (BMB) para ‘BB+’(bra) e confirmou o seu rating nacional de curto prazo como ‘B(bra)’. A perspectiva do rating nacional de longo prazo também foi elevada: de “estável” para “positiva”.

A avaliação feita pela Fitch reconhece a melhora do perfil financeiro do banco, evidenciada pela contínua elevação de sua rentabilidade e capitalização. Já a perspectiva positiva do rating nacional de longo prazo reflete a expectativa da Fitch de que a continuidade do desenvolvimento e a maior escalabilidade do atual modelo de negócios do BMB serão capazes de manter a tendência de melhora observada no perfil financeiro do banco.

Os principais fatores que motivaram a melhora do rating do BMB foram a maturação do atual modelo de negócios do banco e a manutenção de níveis de rentabilidade estáveis e sustentáveis. Outros destaques são a qualidade de crédito em evolução, o controlado apetite de risco, a ampla base de clientes e a forte liquidez.

O modelo de negócios destacado pela Fitch foi adotado pelo BMB em 2009, quando passou a focar o atendimento a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em 2009, foi vencedor de um leilão que garantiu a exclusividade no atendimento a esses clientes por cinco anos. O acordo, firmado para Minas Gerais e São Paulo -exceto capital paulista-, foi renovado em 2014.

Desde então, o banco fortaleceu essa estratégia e acelerou o processo de reorganização interna e de sua rede de agências. Para isso, lançou um modelo de atendimento exclusivo, com estrutura física adaptada, equipe especializada e produtos e serviços específicos para esse público. A qualidade no atendimento é tão valorizada, que a empresa aderiu voluntariamente ao Sistema de Autorregulação Bancária em 2019.

De acordo com a Fitch, a tendência é que o BMB continue em uma trajetória de avaliação positiva. Para isso, deverá seguir com o desenvolvimento do atual modelo de negócios, em conjunto com uma gestão de riscos capaz de manter, de forma consistente e recorrente, a rentabilidade, a qualidade dos ativos e os indicadores de capitalização adequados.

Website: http://www.mercantildobrasil.com.br