Inteligência Social é o maior ativo profissional desta geração, afirma o especialista Gustavo Gambit

São Paulo, SP 7/4/2020 – O Especialista em Inteligência Social, Gustavo Gambit, propõe que a inteligência social é o maior ativo de hoje.

O Especialista em Inteligência Social, Gustavo Gambit, propõe que a inteligência social é o maior ativo de um ser humano, especialmente no âmbito profissional, sendo um dos maiores responsáveis pela criação de negócios para empreendedores e de ingresso a grandes empresas através de indicações e bom relacionamento.

Muito tem se falado nos últimos tempos sobre a importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho, a habilidade responsável pelo autocontrole em momentos difíceis e de pressão, e em não deixar as emoções falarem mais alto em meio à uma discussão ou quando um plano vai por água abaixo. 

Mas a bola da vez é a poderosa inteligência social, a habilidade que possibilita criar relacionamentos, melhorar a comunicação e até mesmo entender as intenções e desejos das pessoas. Importante, porém nada fácil, especialmente em momentos onde é preciso apresentar algo para muitas pessoas ou aparecer na frente de várias câmeras. Quem nunca sentiu um frio na espinha na hora de falar para muitas pessoas? Por outro lado, é raro não conhecer alguém que se deu bem no trabalho por se comunicar bem, especialmente no momento de realizar uma venda ou transmitir um conteúdo.

Por isso, convidamos Gustavo Gambit, o jovem especialista em inteligência social para nos explicar os principais benefícios que o estudo dessa ciência e a prática podem trazer para os relacionamentos pessoais e profissionais e para o mundo dos negócios. Responsável pelo sucesso da Social Games 7, a maior empresa de relacionamentos e sedução para homens na América Latina, e criador da High Brand 7, uma empresa que se dedica a levar o mesmo sucesso outrora alcançado na Social Games 7 para o mundo dos negócios e das vendas, Gustavo tem criado conteúdos diariamente em seus canais do YouTube e em suas mídias sociais e já atraiu milhares de alunos para seus treinamentos, dentre eles, celebridades, influenciadores, empresários e diversos profissionais que enxergaram a importância de melhorar sua comunicação e elevar a qualidade de seus relacionamentos. 

Uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half mostrou que a dificuldade ou o mau relacionamento com a equipe de trabalho dentro das empresas está entre os cinco principais motivos de demissão de um funcionário.

Em entrevista, Gambit revelou: “Costumo pensar na Inteligência Social como ‘a arte de gerar e extrair o melhor em um relacionamento’, uma vez que se trata de uma via de mão dupla, a da comunicação e a da observação. Somente com esses dois elementos é possível criar relacionamento em alto nível, gerando e recebendo valor.”

Além de ter conhecimento para executar bem as tarefas que lhe são designadas, as empresas consideram muito importante a capacidade do colaborador de se relacionar bem no ambiente profissional, inclusive ao motivar os colegas e prestar apoio quando necessário.

“O que vi nos últimos anos, ao mentorar diversos homens, é que ao ajudá-los a desenvolver sua inteligência social nos relacionamentos com as mulheres e também com amigos e família, em pouco tempo eles me compartilhavam que haviam melhorado muito a performance no trabalho, se comunicando melhor, liderando as pessoas, vendendo mais e etc., e isso nunca me surpreendeu, pois sempre responsabilizei a inteligência social por me fazer crescer como empreendedor. Ela é o maior ativo que temos hoje, em um mundo onde cada vez mais a informação e o conhecimento técnico são rápidos e fáceis de se encontrar, mas menos desenvolvemos nossas habilidades sociais com tanta tecnologia e isolamento social.”, afirmou.

A mesma pesquisa revela que falar de maneira agradável e se expressar bem, além de ser capaz de realizar apresentações são atitudes, não só muito bem vistas aos olhos da empresa, mas são também atitudes fundamentais para quem deseja se tornar um bom líder e aspira promoções e chegar ao topo de uma carreira de sucesso.

“Nenhum outro ativo é capaz de gerar tanta riqueza para as pessoas. Nenhuma empresa listada no Dow Jones foi feita de apenas uma pessoa, nenhum bilionário da FORBES teria chegado lá sem ter criado conexões com pessoas importantes e sem ter desenvolvido uma equipe sólida que pudesse contribuir para o crescimento dos negócios. O que vejo é que a inteligência social está por trás do sucesso profissional de muitas pessoas, sejam empreendedores e pessoas de negócios das mais diversas formas, tais como vendendo através de mídias sociais, ensinando através de produtos digitais, palestrando, criando conteúdo e monetizando com publicidade e anúncios, sejam pessoas no mundo corporativo e no mercado, que aprenderam a se relacionar melhor com as pessoas em seu ambiente e assim passaram a ser mais valorizadas, conquistando promoções, cargos de liderança e etc., ou até mesmo através de bons relacionamentos conseguem ser indicadas e contratadas para posições que muitos se candidataram, ou até mesmo para os vendedores, para aqueles que vivem das relações comerciais, sejam eles consultores de vendas, gerentes de bancos comissionados, profissionais de marketing de relacionamento… a lista é infinita.”, revelou.

Já em 2015, o jornal britânico Sunday Times realizou um estudo sobre o medo de falar em público. Esse temor é maior até mesmo que o de problemas financeiros, doenças e morte. Dos três mil entrevistados no Reino Unido, 41% responderam que o medo de falar em frente a pessoas é o maior.

“No momento de falar em público ou aparecer em um vídeo para muitas pessoas, a maior preocupação é a de ‘o que as pessoas vão pensar de mim, especialmente se eu errar?’, e aí é que já se começa a atrair o nervosismo e a estimular o erro. A crença de que as pessoas vão julgar tudo que se fala e, especialmente, de que a opinião de todas as pessoas importa é uma grande limitação para líderes, influenciadores e qualquer tipo de pessoa que precisa se comunicar com muitas pessoas ou passar um conteúdo de relevância. Você deve se preocupar com o que as pessoas vão aprender com aquele conteúdo em primeiro lugar, e não se alguém não vai gostar do seu sotaque, voz, jeito ou seja o que for. Fique tranquilo, você não vai agradar a todos mesmo.”, brincou.

A verdade é que a inteligência social está dentro de cada um, e ainda que muitos tenham essa inteligência naturalmente, é completamente possível treiná-la, desenvolvê-la e até mesmo aprimorá-la, e Gustavo Gambit é um dos profissionais dedicados a ajudar pessoas nisso.

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