IoT: Net Sensors lança bueiros inteligentes e antidengue com tecnologia LoRa de baixo custo

São Paulo 11/2/2020 – O sistema reduz em 51% o custo operacional de limpeza, se comparado à atual manutenção dos bueiros e às despesas extraordinárias decorrentes dos alagamentos

A Net Sensors, empresa brasileira de tecnologia, integração e automatização, especializada no desenvolvimento de soluções sustentáveis para cidades inteligentes, dá mais um passo para que prefeituras, empresas concessionárias de limpeza pública e até empresas privadas interessadas em projetos sociais coloquem em prática a gestão inteligente dos bueiros de seus municípios. A companhia apresentará sua tecnologia capaz de gerar importantes benefícios sociais, ambientais e econômicos, possibilitando agir preventivamente na limpeza dos bueiros antes das chuvas. Além disso, a empresa lançará, nos bueiros por ela monitorados, um larvicida biológico homologado pela Anvisa, que reduzirá substancialmente a proliferação do Aedes Aegypti, uma vez que o local é um dos principais criadouros do mosquito.

Os chamados Bueiros Inteligentes e Antidengue, que já possuem patente requerida junto ao INPI, terão além dos atuais chips GPRS de telefonia móvel, também a possibilidade de conectividade através da tecnologia LoRa. Trata-se de uma rede sem fio de baixa potência (as chamadas LPWAN’s -Low Power Wide Area Network), com longe alcance (3 a 15 km), baixo consumo de bateria (até 10 anos), alta segurança, bidirecional (uplink e downlink), com padrão aberto e total mobilidade.

Segundo Carlos Chiaradia, sócio-fundador e CEO da Net Sensors, a conectividade LoRa, amplia sensivelmente o leque para a implantação nos 5.570 municípios brasileiros, sobretudo nos que são castigados com alagamentos. “Com nossa tecnologia, oferecemos o serviço de gestão e monitoramento dos bueiros, que reduz em 51% o custo operacional de limpeza, se comparado ao atual custo de manutenção dos bueiros, além de minimizar a incidência de despesas extraordinárias nos caixas das Prefeituras, destinadas a obras e serviços emergenciais, de infraestrutura e de restauração, geradas pelas enchentes”, enfatiza Chiaradia.

Além disso, segundo o executivo, a parceria com a Climatempo permitirá a oferta de um pacote de serviços ainda mais estratégico, com informações, em tempo real, da situação climática dos pontos monitorados, emitindo alertas à equipe de limpeza de rua, com duas horas de antecedência, indicando a probabilidade de chuvas fortes para evitar os alagamentos.

MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS PARA A CIDADE

Em termos práticos, a telegestão permite a destinação da equipe de limpeza de rua para a remoção do lixo dos bueiros somente nos pontos onde realmente há necessidade. O sinal emitido pelo sensor indica quando o bueiro atinge 70% de sua capacidade, enviando um alerta para as equipes de limpeza, atuando assim, de maneira assertiva, pontual e preventiva”, explica Chiaradia.

A implantação do cesto coletor com o sensor IoT e o larvicida biológico antidengue trazem inúmeros outros benefícios à sociedade: menor impacto ambiental, dada a remoção do lixo, que, em geral, escoa com as águas da chuva direto para os corpos hídricos (rios, córregos e mares); a destinação correta do lixo coletado; a redução dos pontos de alagamentos, uma vez que os bueiros estarão desobstruídos; e a prevenção de doenças, como a Dengue, a Chikungunya e o Zika Vírus, em razão do larvicida biológico depositado em compartimento específico, que mata, em questão de minutos, as larvas do Aedes Aegypti, antes de se transformarem em mosquito, sem fazer mal a humanos e nem a outros insetos. “Vale ressaltar que dados no Ministério da Saúde apontam um total de 1,5 milhões de casos de Dengue em 2019, número 488% maior em relação a 2018, sendo que desse total, 782 pessoas morreram em todo o País”, alerta Chiaradia.

RESULTADOS PRELIMINARES

A cidade de São Paulo, através da LIMPA SP, um dos seis consórcios responsáveis pela limpeza de bueiros na zona norte, já conta, inicialmente, com 500 Bueiros Inteligentes instalados e monitorados, pela Net Sensors. Os resultados preliminares apontam a efetiva gestão dos bueiros, com a redução da incidência de pontos de alagamento nos locais monitorados. No Rio de Janeiro, após a instalação inicial em 600 pontos e a recém aprovada PPP da Iluminação Pública, ocorrerá a instalação de 4 mil bueiros monitorados através da ação SMART RIO. “Em breve, chegaremos a Maricá com 2,5 mil bueiros e nas cidades de Niterói, Cuiabá, Brasília e Salvador, além de já estarmos realizando provas de conceito em cidades fora do país, Miami (EUA) e Cascais (Portugal)”, detalha Chiaradia.

O custo mensal estimado varia de R$ 120,00 a R$ 250,00 por bueiro, dependendo do tipo e tamanho dos mesmos, da logística, dos volumes e dos serviços opcionais agregados, como, por exemplo, roteirização, mão de obra especializada para limpeza, entre outros.

A tecnologia agregada ao sistema de telegestão da Net Sensors será tema de um evento exclusivo para convidados, em São Paulo, dia 17 de março, ocasião em que a empresa fará o lançamento oficial e a simulação do sistema aos participantes. “Também estamos dispostos a conversar com empresas privadas interessadas em investir em projetos sociais para cidades inteligentes, uma vez que é urgente a necessidade de darmos um salto de qualidade na vida, na saúde e no meio ambiente da sociedade brasileira, sobretudo nas grandes cidades que sofrem recorrentemente todos os anos, em épocas de chuva, por conta da impermeabilização do solo, tendo como único ponto de escoamento das águas, os bueiros, além da nefasta ação dos mosquitos transmissores da Dengue”, finaliza Chiaradia.

SOBRE A NETSENSORS

A Net Sensors é uma empresa brasileira de tecnologia, fundada 2016, especializada na oferta de integração e automatização para cidades inteligentes. Na esteira da transformação digital desenvolveu uma solução que torna a gestão dos bueiros mais eficiente, reduz riscos de alagamentos, provoca menor impacto ambiental e melhora a saúde da população. Mais informações: www.nsdobrasil.com.br,

Website: http://www.nsdobrasil.com.br

Web Site: