Lenovo tem recorde de desempenho no terceiro trimestre, com altas inéditas em receita e lucro bruto

HONG KONG 22/2/2020 –

Recorde histórico de receita de US$ 14,1 bilhões no Grupo

O lucro bruto (Pre-tax Income, PTI) teve um crescimento com recorde de US$ 390 milhões, um aumento de 11% em relação ao ano anterior

O lucro líquido cresceu 11% no ano e chegou a US$ 258 milhões

As áreas em crescimento da transformação estratégica inteligente produziram resultados. A receita* com software e serviços atingiu US$ 1 bilhão pela primeira vez, crescendo 41% no ano e contribuindo com 7% da receita do Grupo

O Grupo Lenovo (HKSE: 992) (Pink Sheets: LNVGY) anunciou hoje que a receita do grupo no terceiro trimestre atingiu uma alta recorde de US$ 14,1 bilhões, e o décimo trimestre consecutivo de crescimento. O lucro bruto cresceu 11% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, para US$ 390 milhões, e o lucro líquido também aumentou 11% na comparação anual, para US$ 258 milhões.

Os ganhos básicos por ação para o terceiro trimestre foram de US$ 2,16 ou HK 16,90 (dólar de Hong Kong).

“No último trimestre, apesar das incertezas geopolíticas e da escassez de suprimentos no setor, produzimos um desempenho recorde com equilíbrio geográfico, excelência operacional e execução estratégica sólida. A receita do grupo e o lucro bruto atingiram os níveis mais altos de todos os tempos”, disse Yang Yuanqing, presidente e diretor executivo da Lenovo. “Essas competências essenciais não apenas nos permitem aproveitar as oportunidades de transformação tecnológica e impulsionar o crescimento sustentável, mas também nos ajudam a abordar os desafios que enfrentamos hoje”.

Fatores econômicos globais

O último trimestre apresentou vários desafios de negócios em todo o setor, incluindo incertezas geopolíticas, escassez de suprimentos de componentes e, mais recentemente, a nova situação global de saúde do coronavírus. No que diz respeito ao coronavírus, a prioridade comercial continua sendo garantir a saúde e o bem-estar da força de trabalho da Lenovo, a continuidade da fabricação e a capacidade de reconstrução, além de auxiliar as pessoas que trabalham para conter o surto. Como o restante do setor, a Lenovo enfrenta inevitavelmente algumas restrições e atrasos de curto prazo,àmedida que a cadeia de suprimentos volta a se recuperar após os fechamentos prolongados das fábricas devido ao Ano-Novo Chinês. Como resultado, a Lenovo alavancará seu equilíbrio geográfico, excelência operacional e força no gerenciamento de cadeias de suprimentos complexas através de uma presença global de fabricação e execução sólida de estratégia para enfrentar os desafios.

Visão geral do grupo empresarial

O Intelligent Devices Group (IDG) da Lenovo continua liderando o forte desempenho da empresa. O PC and Smart Devices Group (PCSD), uma das duas unidades de negócios IDG, teve recordes históricos de receita de US$ 11,1 bilhões, lucro bruto de US$ 684 milhões e uma margem de PTI de 6,2%. Esses resultados recordes demonstraram a capacidade de desempenho de classe mundial da Lenovo, especialmente para superar uma escassez significativa e dinâmica de CPU em todo o setor. Nos PCs, a Lenovo estendeu sua clara posição de 1º lugar com alta recorde de remessas, superando o mercado em crescimento em quase 2 pontos percentuais. A Lenovo também terminou em 1º lugar no ano civil, com participação de 24,3%, um aumento de 1,6 pontos em relação ao ano anterior. O volume nas categorias premium e de alto crescimento, como jogos, dispositivos finos e leves, efeitos visuais, estações de trabalho e Chromebooks, continuou a crescer com alta de dois dígitos e superou significativamente o mercado em dois dígitos no ano. Olhando para o futuro, enquanto os desafios macro podem continuar, a Lenovo está confiante de que sua excelência operacional comprovada permitirá impulsionar o crescimento superior do mercado e a lucratividade líder do setor. Além disso, a Lenovo alavancará a inovação para impulsionar o crescimento, como demonstrado por seu recém-anunciado ThinkBook Plus com tela de tinta eletrônica integrada na tampa, o notebook ThinkPad X1 Fold com tela dobrável e o primeiro PC 5G do mundo, o Yoga 5G.

A segunda unidade de negócios da IDG, o Mobile Business Group (MBG), registrou seu quinto trimestre consecutivo de rentabilidade. No reduto da empresa na América Latina, o volume da Lenovo superou o mercado em 19 pontos, melhorando a margem de lucro bruto para 5,8%. No futuro, o negócio de celulares continuarão a fortalecer a lucratividade, ao mesmo tempo em que impulsionam o crescimento em novos mercados. Além disso, o recém-lançado Motorola razr sinaliza uma reentrada da empresa no segmento premium, um segmento de mercado que será um foco contínuo no futuro.

O Data Center Group (DCG) viu as remessas de servidores cresceram 18% no ano. Enquanto a receita do Data Center Group permaneceu estável em relação ao ano anterior, devido a acentuadas reduções nos preços dos componentes, que diminuíram os preços médios do sistema, a lucratividade continuou a melhorar. O negócio fora da hiperescala teve sua receita mais alta em quatro anos e cresceu quase 16%, com a receita do mercado chinês sozinha crescendo 46% no ano. A Software Defined Infrastructure (SDI) e o armazenamento registraram um crescimento de receita no ano superior a 40%. No futuro, espera-se um crescimento em todas as áreas, em especial em servidores, armazenamento, SDI, computação de alto desempenho, software e serviços, pois o Grupo se concentra em aumentar a diversidade de clientes e ampliar canais indiretos.

Catalisador de crescimento da transformação inteligente para o Grupo

A estratégia de negócios de transformação inteligente da Lenovo continuou a mostrar forte impulso como um catalisador de crescimento a longo prazo para o Grupo. A receita* de software e serviços ultrapassou US$ 1 bilhão por trimestre pela primeira vez, crescendo 41% em relação ao ano anterior, e agora contribui com 7% das receitas gerais do Grupo. Na Smart IoT, a receita quase quadruplicou no ano para US$ 90 milhões, impulsionada pelo crescimento em RA/RV, casa inteligente e escritório inteligente para consumidores. A receita de infraestrutura inteligente cresceu mais de 50% no ano, impulsionada pela infraestrutura definida por software e pela virtualização de funções de rede. A receita de Smart Vertical dobrou como resultado do crescimento de três dígitos da receita do Data Intelligence Business Group e das soluções PCSD nos setores de saúde e educação.

* receita faturada

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma empresa de US$ 50 bilhões do Fortune Global 500, com 57.000 funcionários e operando em 180 mercados ao redor do mundo. Focada em uma visão audaciosa para oferecer tecnologia mais inteligente para todos, estamos desenvolvendo tecnologias que vão mudar o mundo, que criam uma sociedade digital mais inclusiva, confiável e sustentável. Ao desenhar, fabricar e construir o portfólio mais completo de dispositivos e infraestruturas inteligentes, também estamos liderando uma transformação inteligente, para criar melhores experiências e oportunidades para milhões de clientes ao redor do mundo. Para saber mais, acesse o site https://www.lenovo.com, siga-nos no LinkedIn, Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Weibo e leia as notícias mais recentes no nosso Storyhub.

GRUPO LENOVO

RESUMO FINANCEIRO

Para o terceiro trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2019

(em milhões de US$, exceto dados de ações)