Lixo do Carnaval brasileiro abre espaço para novas ideias sustentáveis

São Paulo 6/4/2020 –

Projeto de Carnaval visou recolher toneladas de materiais, como plástico, alumínio, vidro e papelão, dos maiores blocos de Carnaval de rua de 5 cidades brasileiras

Projeto de Carnaval visou recolher toneladas de materiais, como plástico, alumínio, vidro e papelão, dos maiores blocos de Carnaval de rua de 5 cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Bahia.

O projeto foi uma ação da Ambev para diminuir a incidência de lixo nas ruas e promover uma festa mais sustentável. As prefeituras contaram com ajuda da ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) para recolher o lixo e deixar as vias limpas, além de garantir que os materiais coletados fossem devidamente destinados após as festas de rua.

De acordo com a Ambev, 26 milhões de foliões das cinco cidades notaram a diferença

Para suprir as demandas da operação, a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e outras duas organizações de catadores reuniram cerca de 2.800 profissionais para atuar nas cidades selecionadas, coletando os resíduos deixados pelos foliões.

Em São Paulo, já nas festividades de “pré-Carnaval”, os foliões puderam notar a presença de catadores uniformizados, responsáveis por coletar garrafas, latas e outros materiais recicláveis que ficaram pelo caminho ao longo dos cortejos que aconteceram no período.

De acordo com a Ambev, que encabeçou o projeto, a ideia é utilizar os materiais recicláveis para alimentar ideias sustentáveis. Além dos catadores, lixeiras foram espalhadas pelos trajetos dos foliões para realizar a coleta. O objetivo principal do projeto é de promover a economia sustentável de forma eficiente, além de tornar o Carnaval mais limpo para as cidades.

Gestão de resíduos é fundamental para manter cidade limpa de dejetos e poluição

Ações como o projeto de autoria da Ambev contribuem para o bem-estar do planeta em geral. Nesse sentido, a gestão de resíduos da Sanepav surge como uma excelente alternativa para minimizar o impacto causado pelo descarte inadequado.

A Sanepav realiza todo o processo de coleta seletiva de lixo, visando sempre tornar a reciclagem um hábito cada vez mais incorporado à cultura de nossa sociedade. O serviço, além de instruir o cidadão quanto à separação dos resíduos, diminui o descarte incorreto, feito em aterros sanitários, de materiais que precisam de destinação específica para serem reciclados e reinseridos no mercado.

Hoje, no Brasil, existem diversos centros de reciclagem. Apesar de a Sanepav não realizar a reciclagem propriamente dita, a empresa tornou-se sócia de usina de reciclagem, estando capaz de destinar o lixo coletado de forma eficaz, além de gerar renda para centenas de famílias no país.

Dentre as ferramentas tecnológicas utilizadas pela Sanepav, é possível citar:

– Caminhões Coletores Compactadores

Veículos modernos e versáteis utilizados tanto na coleta domiciliar quanto na industrial. São utilizados, principalmente, para a remoção diária de resíduos.

– Capinadeira Mecânica

Trata-se de um equipamento altamente tecnológico que é utilizado, primordialmente, para a capinação de vias pavimentadas. Além de otimizar o tempo destinado à realização do serviço, melhora consideravelmente a qualidade da limpeza urbana.

– Poliguindaste

O poliguindaste é utilizado para a remoção de resíduos não compactáveis, ou seja, que não podem ser facilmente manejados, como entulho, por exemplo. Ao navegar pelo site da empresa, é possível ter amplo acesso aos serviços da Sanepav.

Sanepav CPI | Por dentro da Sanepav

Website: https://sanepav.com.br

Web Site: