Mercado de logística 4.0 ganha abrangência e capilaridade no país

São Paulo, SP 26/11/2019 – Impulsionada pela inovação e tecnologia, a Movvi (ex-Meridional Cargas), pretende ultrapassar a marca de R$ 200 milhões de faturamento em 2020.

Há 11 anos, a Meridional Cargas, até então uma empresa de transporte tradicional com 20 anos de história, foi adquirida pelos atuais acionistas – que deram início a uma estratégia para desenvolver internamente um sistema que permitisse que o processo de gestão de entregas de Last Mile. E assim a empresa começou uma transformação digital que culminou em um novo posicionamento onde a empresa passa a assumir seu perfil orientado à tecnologia.

Agora reposicionada, a Meridional Cargas é Movvi, e chega ao mercado reivindicando o título de 1ª startup de logística do país, já que na última década persegue a estratégia de, por meio de soluções tecnológicas, desenvolver soluções logísticas eficientes e inovadoras.

Com mais de 1200 colaboradores divididos entre as suas onze filiais, nas regiões Sul e Sudeste -, a Movvi traz oito novos serviços, uma nova área do cliente via web e um aplicativo (disponível em iOs e Android), em que os clientes conseguem acompanhar de forma detalhada todos seus envios. “Hoje somos um player relevante, com abrangência, agilidade, inovação e personalização dos serviços. Sabíamos que a tecnologia era o meio que nos permitiria escalar nossos serviços com qualidade e eficiência; o transporte sempre foi a parte mais simples da nossa atividade”, declara o CEO da empresa, Gustavo Ribeiro de Paiva, um dos executivos à frente deste processo de reinvenção da empresa.

Mudando para crescer – A transição marcou o início de uma nova etapa também para os colaboradores, parceiros e clientes. Com o lançamento de novas soluções e novos serviços a empresa pretende ultrapassar a marca de R$ 200 milhões de faturamento em 2020.  “Acreditamos na força da tecnologia e da inovação para a criação de uma rede logística abrangente e eficiente”, declara Cícero Nunes, outro executivo à frente deste processo de transição e reposicionamento.

Os novos serviços da Movvi incluem:

• Movvi Entregas: Serviço de entregas urbanas convencionais.
  • Movvi Express: Serviço de entregas urbanas urgentes.
  • Movvi E-Commerce: Entrega de mercadorias de e-commerce.
  • Movvi Farma: Transporte de medicamentos certificados pela Anvisa, em veículos climatizados;
  • Movvi Rodoviário: Transporte consolidado de mercadorias de alto valor agregado.
  • Movvi Incompany: Serviço de customização de processos e sistemas de acordo com a necessidade do cliente;
  • Movvi Armazenagem: logística, armazenagem e controle inventário; Picking, Packing e Montagem de kits.
  • Movvi Aéreo: entrega érea todo o território nacional.

Acelerando negócios – Em todo o mundo, o setor de logística vem se transformando e nos últimos 5 anos diversas startups têm buscado desenvolver ferramentas disruptivas, especialmente para entregas de Last Mile. “A verdade é que este modelo, como o próprio nome já diz, é somente a última etapa do processo, mas ela é precedida de outras etapas complexas e que exigem infraestrutura e domínio de processos de triagem, consolidação e desconsolidação dos envios.  Hoje, a Movvi conta com uma rede que permite que uma coleta, que foi solicitada até o meio dia, tenha a sua entrega realizada naquele mesmo dia, em qualquer região metropolitana do Sul e Sudeste do país”, diz Gustavo.

O número de envios na Movvi deve crescer em torno de 25% em 2020, alicerçado pelo avanço do e-commerce. “Nossa área de e-commerce vem crescendo fortemente, e já representa mais de 20% do faturamento”, declara.

Presença física é algo muito importante para gerar e gerenciar demandas que em algum momento serão entregues porta a porta. A Amazon, por exemplo, tem investido em Warehouses por todo os Estados Unidos e é um grande exemplo de como é importante a existência de Centros de Distribuição dispersos pelo país para que e logística seja feita de forma ágil, barata e eficiente.

A Movvi atende hoje cerca de três mil municípios e realiza cerca de 150 mil entregas por mês. “Diferente dos players tradicionais, não investimos em ativos fixos para construir a nossa rede; é o nosso próprio sistema que nos permite orquestrar os envios com total domínio dos processos. A tecnologia é o nosso principal ativo”, comenta Cícero Nunes.

Filiais da Movvi: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Campinas (SP), Governador Valadares MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Navegantes (SC), Florianópolis (SC).

Acompanhe: www.movvi.com.br

Instagram: @movvi_logistica