Mesmo em pouca quantidade, exercícios físicos podem fazer toda a diferença

Brasília, DF 25/2/2013 – Não podemos subestimar a importância da atividade física para a saúde. Mesmo em quantidades muito modestas, ela pode adicionar à nossa vida

Mesmo em doses pequenas, a prática de exercícios físicos é capaz de gerar importantes benefícios para a saúde, de acordo com um estudo elaborado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, 75 minutos semanais de exercícios moderados acrescentam, de maneira geral, dois anos na expectativa de vida da pessoa, mesmo que ela seja obesa, fume ou tenha problemas cardíacos.

Segundo o professor de Educação Física da academia Easy Fit, João Francisco, uma caminhada de uma hora e 15 minutos, por exemplo, em ritmo rápido já traz ganhos considerados, mas alerta: “Não podemos subestimar a importância da atividade física para a saúde. Mesmo em quantidades muito modestas, ela pode adicionar à nossa vida”, explica o professor Francisco.

Evidentemente, os resultados da pesquisa americana não indicam que uma caminhada semanal seja suficiente para deixar alguém em ótima forma. Contudo, algum movimento é, sim, muito melhor que nada e pode levar a uma mudança gradual de hábitos, com as incorporações de atividades físicas no cotidiano.

Neste sentido, o professor João aconselha que o tempo dedicado a suar o corpo não seja concentrado em um só dia. “Se uma pessoa pratica exercícios físicos em apenas 75 minutos por semana, ela terá um abandono muito rápido. No momento em que incorpora a atividade em três dias, seja por apenas 25 minutos, tem tendências a praticá-la por mais tempo”, afirma.

A maior vantagem do estudo norte-americano, segundo o professor da Easy Fit, instalada no Guarrá II, é servir de estímulo para que as pessoas com pouco tempo, ou sem motivação para fazer a quantidade recomendada de exercícios, iniciem alguma atividade.

Sobre o Grupo Unique Fitness – O Grupo Unique Fitness nasceu em 2009, com o lançamento da primeira academia da cidade com o conceito “clube”: a Unique Fitness. Localizada em ponto privilegiado do Sudoeste, o empreendimento foi concebido para atender toda a família, oferecendo programas exclusivos para gestantes, idosos, jovens, bebês de zero a 3 anos e crianças. A proximidade com o Parque da Cidade permite ainda que os alunos pratiquem atividades físicas ao ar livre, com a orientação adequada. O empreendimento conta com restaurante, loja de roupas, área de descanso com duchas e banheiras de ofurô, solarium, além de um spa tropical, o Solarium SPA. Faz parte também do grupo a Easy Fit, academia baseada no conceito “você paga pelo que usa”, cuja mensalidade tem valor acessível (R$ 69/mês), com foco em musculação e ergometria. Esse empreendimento está localizado no Guará II.

Web Site: