Minicontratos: conhecendo o mercado de futuros

Curitiba/PR 4/9/2019 –

Os minicontratos foram criados em 2001, pela BM&F BOVESPA. O principal objetivo foi atender as necessidades dos pequenos investidores.

Pode-se definir os minicontratos como acordos de compra ou venda de produtos negociados na bolsa de valores. Muitos investidores estão optando por operar alavancados no mercado futuro pois podem negociar com um investimento inicial menor, apostando na alta ou na baixa do mercado (índice, moedas ou juros).

As opções de minicontratos são:
– Índice Bovespa;
– Dólar;
– Euro;
– Soja;
– Ouro;
– Petróleo;
– Etanol.

Os minicontratos mais negociados no mercado financeiro hoje são o mini-índice e minidólar. Essas duas opções vem chamando muito a atenção dos brasileiros pelo baixo valor de margem que as corretoras solicitam para você operar.

A margem é uma garantia que precisa ser depositada na corretora para sustentar a posição. Atualmente essa margem pode variar de corretora para corretora e de contrato para contrato e podem variar de R$15,00 a R$100,00.

É importante lembrar que nunca se deve operar com a quantidade mínima exigida pela corretora pois dependendo da estratégia pode ser “estopado” pela mesa da corretora. A sugestão é que se tenha capital o suficiente para ser “estopado” dez vezes seguidas de acordo com a estratégia. Assim, pode-se operar tranquilamente no mercado de mini contratos sem que o psicológico seja afetado.

Como os minicontratos funcionam?

Cada ativo no mercado possui uma sigla. Neste conteúdo serão usadas as siglas do mini-índice e minidólar. O mini-índice é representado pela sigla WIN e o minidólar pela sigla WDO. Apenas por curiosidade a sigla do índice e dólar cheio são IND (índice) e DOL (dólar).

Sempre após a sigla do papel é inserido o mês vigente do ativo, ou seja, WDO + Mês ou WIN + Mês. Segue abaixo a tabela de meses:

Mês Código
Janeiro F
Fevereiro G
Março H
Abril J
Maio K
Junho M
Julho N
Agosto Q
Setembro U
Outubro V
Novembro X
Dezembro Z

Exemplo: para o mês de Novembro, ficaria para o minidólar WDOX e mini-índice WINX. Sempre após o mês, precisa ser inserido o ano desse ativo. Então a estrutura completa do minidólar seria WDOX18 (ano 2018 – dólar) e WINX18 (ano 2018 – índice).

A forma mais operada no mercado de futuros é o day trade, que são operações onde os papéis são comprados e/ou vendidos no mesmo dia podendo ser operações de segundos ou de algumas horas.

Veja mais em: https://vireitrader.com.br/blog/mini-contratos-conhecendo-o-mercado-de-futuros

Website: https://vireitrader.com.br/blog/mini-contratos-conhecendo-o-mercado-de-futuros

Web Site: