Movimentação de cargas bate novos recordes em portos e aeroportos brasileiros

São Paulo 3/11/2020 –

Mesmo em meio à crise, portos e aeroportos brasileiros registram bons números de movimentação de cargas durante o mês de setembro. O Porto de Natal e o Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado na cidade de Campinas, fecharam o nono mês de 2020 em alta histórica.

Porto de Natal bate recordes

Em nota divulgada pela Companhia Docas do Norte (CODERN), foi registrado que o Porto de Natal, durante o mês de setembro, bateu seu maior recorde em movimentação de cargas, acumulando o número de 107.643 toneladas de mercadorias.
Em comparação aos outros meses – quando a média mensal foi de 35 a 40 mil toneladas -, o número se torna ainda mais expressivo.

Aeroporto Internacional de Viracopos registra alta na movimentação de cargas

Setembro também foi marcado por recordes na cidade de Campinas, em São Paulo. O Aeroporto Internacional de Viracopos registrou o número mais alto de cargas movimentadas durante o período. Isso contribuiu para que o recorde de resultado geral em operações no intervalo de 30 dias também fosse batido, sendo a primeira vez que o evento ocorre desde 2013.

Relatório divulgado pela empresa mostra que o número total de cargas que passaram pelo terminal chega às 23,8 mil toneladas, sendo 6,6 mil domésticas e 16,7 mil internacionais.

A última grande alta registrada foi em junho, quando as operações acumularam 5,9 mil toneladas em todas as atividades de movimentação de carga no aeroporto. Essa alta também significa um avanço em relação ao ano passado, quando o fluxo de cargas pelo mesmo período foi de 160,4 mil toneladas, enquanto que, em 2020, o número chega a 174,1 mil toneladas.

O total do fluxo de passageiros também apresenta alta pelo quinto mês consecutivo – embora ainda represente queda em relação ao mesmo período de 2019.

O que explica o cenário positivo

Segundo especialistas da área, o processo de reaquecimento da economia, que vem acelerando nos últimos meses, desempenhou um papel crucial na melhora dos números em movimentação de carga em portos e aeroportos brasileiros. Fatores como a alta do dólar, por exemplo, também serviram para impulsionar a exportação e manter importações em um nível estável.

A importância dos equipamentos de movimentação de carga em operações de logística

A indústria de movimentação de cargas no Brasil movimenta muito mais do que apenas milhões de quilos: movimenta milhões de reais e de dólares. Essa é uma operação de grandes proporções que envolve portos, aeroportos e centros de distribuição por todo País.

Nesse ramo, qualquer erro, mesmo que pequeno, pode causar prejuízos financeiros e humanos muito graves. Empresas de transporte, portanto, têm uma imensa responsabilidade em lidar com tais mercadorias e produtos de forma responsável, eficiente e, acima de tudo, segura.

Nesse sentido, investir em equipamentos de segurança confiáveis é uma das melhores decisões de negócio que uma empresa de logística poderia tomar.

Aparelhos como a cinta de amarração de carga, equipamentos de segurança individual e elementos de fixação no geral devem ser de qualidade, comercializados por lojas conhecidas e respeitadas no mercado, como a Polifitema, uma empresa com mais de 20 anos de experiência na área.

Website: http://www.polifitema.com.br/

Web Site: