Movimentação de cargas em Suape registra melhor janeiro da história

São Paulo 20/3/2020 –

O Porto de Suape bateu recorde de movimentação durante o mês de janeiro de 2020 desde que iniciou suas atividades no Estado de Pernambuco. Foram registradas 2.397.838 toneladas de cargas, cerca de 45% a mais do que o apresentado no mesmo mês no ano anterior. O resultado já é 31% a mais do que o recorde de 1.819.028 do mês de janeiro de 2017.

A expectativa é de que o crescimento tenha se mantido no mês de fevereiro. Os números ainda não foram divulgados, mas estima-se um crescimento de 60% em relação ao mesmo mês de 2019.

Principais justificativas para o crescimento da movimentação de cargas no Porto de Suape

Alguns fatores influenciaram no aumento verificado no mês de janeiro deste ano. O crescimento dos granéis líquidos somou 1.879.021 toneladas e representa a principal carga movimentada no Porto. Isso significa um aumento de 67%, 754 mil toneladas a mais do que no mesmo período do ano passado.

Outro fator é a elevação da carga da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), que recebeu 759 mil toneladas de mercadoria, o que significa 60% a mais do que no mês de janeiro do ano anterior.

De acordo com o presidente do Porto de Suape, o crescimento deve se manter a médio e longo prazo. Com a venda da Rnest, a movimentação de granéis deve ser ainda maior. Já está em andamento um terminal de granéis, que deve ficar pronto até o final do ano, junto a um novo terminal de contêineres.

A movimentação de contêineres também apresentou bons resultados no mês de janeiro. Foram mais de 470 mil toneladas de mercadorias movimentadas durante o período.

A expectativa é de que, com o leilão de energia e a movimentação de gás, o crescimento se mantenha para os próximos meses. Outros fatores, como a abertura de novas empresas em Pernambuco que vão precisar utilizar o Porto de Suape, também podem refletir no crescimento.

Por fim, na navegação a longo curso, os resultados apresentados foram extremamente positivos. Foram exportadas 304 toneladas de cargas em janeiro de 2020, resultando em um aumento de 248%, em comparação com o mesmo mês do ano passado, no qual foram transportadas 87 mil toneladas.

A importação, no Porto de Suape, somou 617 toneladas e corresponde a um aumento de 73% em relação ao ano passado. A cabotagem cresceu 22% e atingiu a marca de 1.476.249 toneladas. Os índices de atracações também aumentaram e chegaram a 115 navios no mês de janeiro de 2020.

O aumento no crescimento da movimentação de cargas é uma tendência de mercado que vem sendo acompanhada por outros portos espalhados pelo Brasil. O Porto de Cabedelo, na Paraíba, registrou um aumento de 11,4% no mês de fevereiro de 2020.

Equipamentos de movimentação são essenciais para o crescimento da Indústria

O crescimento da Indústria no Brasil depende de uma série de fatores, entre eles equipamentos de movimentação, que facilitam e conferem segurança ao transporte realizado em todo o território brasileiro.

As empresas buscam por equipamentos que desempenham funções de forma correta e segura, desse modo, a Polifitema é uma empresa que oferece os melhores equipamentos para a realização de escoamento do transporte rodoviário, movimentação e elevação de cargas. O catálogo de produtos da empresa é completo e oferece os modelos lingas de correntes e gancho para amarração de cargas .

Website: http://polifitema.com.br/