Museu água: inscrições de projetos vão até o dia 12 de dezembro

São Paulo 6/12/2019 –

Vão até a próxima quinta-feira, dia 12 de dezembro, as inscrições de projetos arquitetônicos do concurso para o futuro Museu Água de São Paulo, uma iniciativa da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp. O objetivo do concurso é buscar as melhores ideias e alternativas de arquitetura para o restauro e ampliação do edifício da antiga repartição de águas e esgotos, atualmente chamada de Centro de Reservação França Pinto, e implantação do empreendimento cultural. O edital pode ser acessado neste link: https://www.aesabesp.org.br/museu-agua/

O lançamento histórico para a maior metrópole da América do Sul (juntamente com o concurso) foi feito durante o 30º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2019 – o maior encontro de saneamento ambiental da América Latina, realizado de 17 a 19 de setembro, no Expo Center Norte.

Com previsão para começar a ser construído em 2020, o Museu Água paulistano é inspirado em diversos espaços dedicados ao tema, como o Water Museum da Unesco, que tem unidades em várias cidades do mundo, o Museu da Água de Indaiatuba/SP e o Museu do Saneamento de Curitiba/PR.

Além de uma nova área de lazer e cultura na cidade, o Museu pretende estimular o interesse das pessoas pela história do saneamento, a criatividade e o envolvimento da sociedade para a preservação e uso racional da água.

O Museu ocupará uma área de aproximadamente 2.400m², pertencente à Sabesp, e contará com uma praça de integração entre o MAC – Museu de Arte Contemporânea e o Instituto Biológico, somando-se ao circuito cultural de São Paulo. Concebido sob o conceito autossustentável, terá auditórios, que poderão ser alugados, e espaços comerciais, como café e loja. A estimativa de investimento é de R$ 17 milhões. A Sabesp deve ser uma das empresas apoiadoras, mas a AESabesp busca outros parceiros para o empreendimento.

Como participar?

Os interessados em participar do edital devem apresentar projetos que contemplem o paisagismo do local, a circulação de pessoas, a iluminação, bem como todos os outros elementos construtivos que levem à implantação do Museu. As inscrições por projeto custarão R$ 300,00 e podem participar grupos de até cinco integrantes ou propostas individuais. A premiação vai oferecer mais de R$ 80.000,00 para as melhores propostas.

Os proponentes deverão comprovar seus registros no CREA ou no CAU. Os projetos serão avaliados com base em sua excelência técnica, funcional e estética, além de outros critérios como viabilidade de execução, relação custo-benefício, alternativas para atendimento de acessibilidade e o interesse público.

Sobre a AESabesp

A AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp) é uma entidade fundada em 15 de setembro de 1986 e nesses 32 anos de existência tem reunido profissionais da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e do setor de saneamento ambiental, com atendimento voltado à sua excelência, por meio da promoção de incentivos (bolsas de estudos, cursos de especialização e capacitação e demais eventos culturais e sociais) e realização de grandes eventos de fomento à tecnologia, como seus tradicionais Congressos Técnicos e a Fenasan – considerada a maior realização técnica-mercadológica de América Latina. https://www.aesabesp.org.br/

Assessoria de imprensa AESabesp

Ana Paula Rogers – 11 9 8493 3662 (VIVO e WhatsApp) – 11 9 5820 0080 (TIM) [email protected] e [email protected]