Nutrologia Esportiva: benefícios para a saúde de atletas e amadores

Brasil 8/12/2020 – O médico especializado nessa área poderá trabalhar em clubes, academias e agremiações ou em seu consultório particular.

A Nutrologia Esportiva vem ganhando força, cada vez mais profissionais da área médica buscam se especializar nesta área. O nutrólogo do esporte faz toda a diferença na vida do atleta, seja ele profissional ou amador. O especialista em Nutrologia Esportiva examina o quadro de saúde de cada paciente, para assim identificar quais são os possíveis pontos que precisam ser melhorados.

Hoje em dia já se sabe que para se tornar um atleta de alta performance ou para melhorar o desempenho de um atleta amador é necessário ir muito além do treino. Os esportistas, sejam profissionais ou amadores, também precisam ter um cuidado especial com a sua alimentação, além de outras adversidades que devem ser observadas. É aí que o nutrólogo esportivo faz toda a diferença no acompanhamento médico desses pacientes.

Primeiramente é necessário explicar um pouco sobre esta subespecialidade médica. A Nutrologia Esportiva baseia-se nos conhecimentos da nutrologia, da fisiologia e da bioquímica, que estão voltados ao esporte e as atividades físicas. Dentre as principais funções desta especialidade está a promoção da saúde, a melhora do desempenho e otimização na recuperação após a prática atividades físicas.
Além disso, a Nutrologia Esportiva também é uma área em constante expansão acadêmica, tendo a alimentação como um dos fatores mais importantes na conquista dos resultados almejados. O nutrólogo do esporte é o profissional indicado para criar um plano alimentar equilibrado, voltado ao tipo de atividade física ou esporte que o paciente pratica. O médico deverá avaliar o conjunto todo, desde a intensidade, a frequência e o objetivo a ser alcançado.

Só para exemplificar, na consulta o nutrólogo do esporte examina o quadro de saúde de cada paciente, para assim identificar quais são os possíveis pontos que precisam ser melhorados. Com o intuito de ver o que impacta diretamente na performance física durante a realização de exercícios e também na disposição que o paciente terá para outras atividades do cotidiano.
A partir daí, ele já é capaz de montar uma dieta equilibrada, aliada a suplementação que garante o aporte correto de gorduras, vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas necessário para que o corpo se mantenha saudável. Dessa forma, um “atleta amador” aposta na nutrologia esportiva para auxiliá-lo a melhorar sua performance em diversos aspectos, tais como: melhora no sono, recuperação muscular mais rápida, diminuição do percentual de gordura e aumento na vitalidade física e sexual.

O especialista em Nutrologia Esportiva vai mais longe, ele tratará de avaliar o histórico alimentar e as dietas já praticadas pelo indivíduo, ademais de realizar uma avaliação para identificar o consumo habitual dos macronutrientes, diagnosticar possíveis intolerâncias e alergias alimentares, avaliar a composição corporal e pedir exames médicos complementares, tanto laboratoriais como de imagem. Com isso será possível apontar possíveis problemas e empecilhos que estejam prejudicando a performance do paciente. O médico especializado nessa área poderá trabalhar em clubes, academias e agremiações ou em seu consultório particular.
Observando essa necessidade mercadológica de capacitação e qualificação constante no mercado da nutrologia esportiva, o FGMED – departamento integrante do United Faculties Group – oferece o curso de Pós-Graduação em Nutrologia Esportiva, com duração de 12 meses e 432 horas/aulas.

Para finalizar, a especialização é indicada a médicos que desejam investir nesse segmento e conquistar seu público-alvo. O curso é ministrado por médicos pós-doutorados e especialistas, que são capazes de transmitir os conceitos da nutroterapia aplicada à prática da atividade física, do exercício e do esporte. As matrículas já estão abertas.

Para saber mais sobre a especialização em Nutrologia Esportiva e outros cursos de pós-graduação do FGMED, acesse http://fgmed.org ou www.instagram.com/fg_med ou 0800 11 1111.

Website: http://fgmed.org

Web Site: