O desafio de otimizar o consumo de energia em data centers

24/4/2013 –

A demanda por energia elétrica em data centers cresce à medida que a densidade de dados expande. Com o aumento do uso de energia, aumentam também os gastos das empresas. Isso porque a energia é utilizada para dar conta do fluxo de dados e também na infraestrutura de resfriamento do local onde fica instalado.

Estima-se que o consumo de energia pelos data centers represente 2% de todo o consumo global de TI. De acordo com estudos apresentados pelo The New York Times, 90% da energia utilizada em data centers é desperdiçada tornando desfavorável o PUE (Power Usage Effectiveness), medida da eficiência no uso de energia por data centers. Um dos motivos para esse desperdício é o fato de que apenas 6% a 12% da energia é utilizada para o funcionamento desses ambientes. O restante é essencialmente utilizado para manter os servidores prontos no caso de um aumento na atividade que poderia atrasar ou travar suas operações.

Para promover a reflexão e discussão sobre quais os desafios a serem enfrentados para melhorar o consumo de energia, o V Congresso Data Centers que acontece no dia 21 de maio, em São Paulo, terá a palestra “Desafio de Energia nos Data Centers”, ministrada por Mark Breno, gerente de desenvolvimento de negócios e marketing de produto na Schneider Electric Brasil, profissional com 12 anos de experiência no mercado de energia para missão crítica.
Outro fator importante relacionado ao alto consumo de energia em data centers é o resfriamento do ambiente que prejudica a PUE. Para falar sobre os princípios da climatização em data centers, o V Congresso Data Centers contará com a presença de Kuti Gigunshinski, da Multiway, que apresentará a palestra “Data Center cooling: An overview and trends”. A palestra, que terá tradução simultânea, abordará também as diferentes técnicas de arquitetura aberta de climatização e tecnologias híbridas para melhorar a PUE e a eficiência energética.

O V Congresso Data Centers é voltado para profissionais do setor e usuários corporativos. Paralelo ao congresso ocorrerá a mostra onde fornecedores de apresentarão suas tecnologias para infraestrutura, operação e manutenção de data centers.

O credenciamento e a inscrição podem ser feitos antecipadamente pelo web site http://congressortidatacenters.com.br. A organizadora oferece ainda descontos progressivos para inscrições a partir de dois participantes da mesma empresa.

Serviço:
V Congresso Data Centers 2013
Data: 21 de Maio
Local: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – São Paulo, Capital

Web Site: