País com maior incidência de raios do mundo exige equipamentos com proteção contra descargas elétricas

16/4/2013 – Campos abertos são locais com grandes chances de atrair descargas elétricas e os trabalhadores dessa área devem tomar alguns cuidados.

O Brasil tem incidência média de 57,8 milhões de raios ao ano. Estimativa obtida através da análise de dados coletados pelo sensor orbital LIS (Lightning Imaging Sensor), que está a bordo da plataforma Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) e que faz parte de uma missão conjunta entre as agências espaciais NASA (norte-americana) e JAXA (japonesa). Isso confere aos brasileiros a 1ª posição no ranking mundial de quedas de raios, distante do segundo colocado com 43,2 milhões por ano, a República Democrática do Congo (África).

Campos abertos são locais com grandes chances de atrair descargas elétricas e os trabalhadores dessa área devem tomar alguns cuidados. Praticar atividades de agronegócio ao ar livre, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), é o que mais mata pessoas por raios no Brasil. Por isso, os equipamentos usados nessas áreas acabam queimando e dando prejuízos para produtores, afinal nem sempre é possível desligar todos os aparelhos da energia elétrica antes do próximo raio.

Pensando nisso, a Toledo do Brasil leva para a Agrishow a tecnologia resistente a descargas elétricas para pesagem de caminhões, muito utilizada por produtores rurais, com cinco anos de garantia, exclusividade nacional da líder em pesagem no País. Isso proporciona segurança ao produtor, com um equipamento de maior vida útil, e economia com menor tempo do equipamento parado.

Quando um equipamento desses queima, o produtor chega a gastar até R$ 30 mil para consertar, além do prejuízo pelo tempo da balança parada. O sistema de pesagem resiste a até 80 mil amperes – um raio tem cerca de 40 mil amperes-, e conta com um sistema de aterramento desenvolvido para isso.

Na feira será possível ver um vídeo demonstrativo em um telão e a simulação da balança montada.

Serviço
20ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
De 29 de abril a 03 de maio
Das 8h às 18h
Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste / Centro de Cana (Rodovia Antônio Duarte Nogueira Km 321 – Ribeirão Preto – SP)

Website: http://www.toledobrasil.com.br

Web Site: