Pandemia avança para 2021 e deve consolidar tendência dos desktops virtuais

São Paulo, SP 3/12/2020 – A flexibilidade é fundamental para que os profissionais possam atuar de forma eficiente, segura, e ainda preservar seus entes queridos.

O novo coronavírus continua ameaçando populações do mundo todo, agora com uma segunda onda no Hemisfério Norte – que provavelmente se repetirá no Brasil daqui a alguns meses. Apesar de as empresas tentarem voltar à rotina habitual – até mesmo por uma questão de sobrevivência -, a falta de uma clara estratégia de prevenção e tratamento tem levado muitas delas a assumir que o trabalho em sistema home office vai continuar pelo menos no primeiro trimestre de 2021, exigindo que as organizações estejam preparadas do ponto de vista tecnológico.

Na opinião de Adriano Filadoro, diretor-presidente da Online Data Cloud (São Paulo), essa flexibilidade é fundamental para que os profissionais possam se resguardar e preservar seus entes queridos, mas exige planejamento e investimento num ambiente seguro que possa ser acionado a partir de qualquer ponto fora da empresa. “Há várias situações sendo experimentadas. Enquanto algumas empresas colocaram 25%, 50% ou até mesmo 100% dos funcionários trabalhando a partir de suas casas temporariamente, outras já se decidiram pelo home office permanente, colocando os imóveis que ocupavam à disposição do mercado”.

Filadoro observa que muitas empresas estão considerando manter uma parcela dos colaboradores trabalhando remotamente mesmo depois que a pandemia chegar ao fim, dando novos usos ao espaço que ocupavam. Nesse cenário, os desktops virtuais em nuvem são fundamentais para assegurar a continuidade dos negócios. “Basicamente, na tela do laptop o funcionário tem acesso a todas as informações necessárias para desempenhar suas funções da mesma forma que fazia no seu local de trabalho. Com o modelo ‘Desktop as a Service’(DaaS), as organizações podem aproveitar assinaturas que cobram pelo tempo que cada funcionário permanece trabalhando em sua máquina – eliminando o custo de atualizações de hardware. Amazon, Microsoft e Google têm soluções neste sentido”.

De acordo com o executivo da Online Data Cloud, na prática, a implantação de desktops virtuais em nuvem pode aumentar a eficiência da força de trabalho, garantindo que a equipe esteja usando tecnologia sincronizada e atualizada. Do ponto de vista da segurança também há ganhos, já que os dispositivos são gerenciados de forma centralizada. “Com essa solução, somada às ferramentas de colaboração que permitem reuniões virtuais, praticamente inexistem curva de aprendizado e período de transição. É possível trabalhar efetivamente de casa. O cliente cria uma máquina-padrão, com todas as aplicações e dados da empresa, e ela poderá ser duplicada em quantas máquinas for necessário”.

Fonte: Adriano Filadoro, especialista em Cloud Computing, diretor-presidente da Online Data Cloud – empresa com 25 anos de atuação em TI. www.onlinedatacloud.com.br

Website: http://www.onlinedatacloud.com.br

Web Site: