Para presidente da Fenaci, corretor de imóveis é cada vez mais um consultor de bons negócios

Brasília (DF) 3/5/2013 – Hoje o corretor de imóveis é um verdadeiro consultor. Já estamos vivendo a realidade que há muito impera nos Estados Unidos, onde o cliente escolhe o corretor, seja para comprar, vender ou alugar. É como se fora um médico de família

Profissional bem-sucedido na região de São José do Rio Preto, no interior do Estado de São Paulo, Joaquim Ribeiro, 57 anos, assume a presidência da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis (Fenaci) com a proposta de intensificar as ações de formação e aprimoramento da categoria dos corretores de imóveis, que, segundo ele, muito mais que intermediários de transações imobiliárias, cada vez mais assumem o papel de consultores de bons negócios.
“Hoje o corretor de imóveis é um verdadeiro consultor. Já estamos vivendo a realidade que há muito impera nos Estados Unidos, onde o cliente escolhe o corretor, seja para comprar, vender ou alugar. É como se fora um médico de família.”
Por conta de tal responsabilidade, afirma Ribeiro, o corretor de imóveis, ao dar sua assessoria tem de saber de tudo. “Se deixar um detalhe escapar, por falta de conhecimento, ele perde o negócio e a confiança do cliente. Por isso, tem de se aprimorar constantemente, estando semp re plugado à evolução do mundo.”
Além do aprimoramento profissional, seja por meio de eventos como o Foreci (Fórum Regional dos Corretores de Imóveis) ou de cursos, promovidos sobretudo através da Unimóveis Brasil, a universidade corporativa da Fenaci, Ribeiro pretende que a entidade amplie a base sindical e tenha cada vez mais representatividade perante os poderes constituídos.
Sem ‘bolha’ – Para o novo presidente da Fenaci, que tem larga experiência na área sindical, tendo atuado no Sciesp (sindicato dos corretores de imóveis do Estado de São Paulo) e numa das regionais do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), os bons profissionais têm ótimas oportunidades de crescimento, pois o mercado imobiliário do País vive um momento de estabilidade, e o Brasil ainda é extremamente interessante para o investidor estrangeiro.
“Um dos principais te rmômetros para avaliar a força do nosso mercado de imóveis é o baixo índice de inadimplência, que é da ordem de 1,8 %, enquanto em outros lugares do mundo é bem maior. Aqui, o dinheiro aplicado no financiamento imobiliário tem retorno quase que garantido, em função da rigidez na concessão de crédito e do arcabouço jurídico, que permite a rápida retomada do imóvel, entre outras vantagens. ‘Bolha imobiliária’ é algo que não se vislumbra no mercado brasileiro”, avalia o presidente da Fenaci.
FENACI
A Federação Nacional dos Corretores de Imóveis é uma entidade sindical de grau superior, representativa dos profissionais liberais corretores de imóveis, fundada em 31 de outubro de 1986, com base territorial nacional. A Fenaci coordena as atividades de 26 sindicatos a ela filiados, distribuídos por todo o País, representando a categoria e levando reivindicações aos poderes públicos federal, estadual e municipal. Mantida exclusivamente com a contribuição dos corretores de imóveis, pessoas físicas, por meio das contribuições Sindical, Confederativa e Associativa, a Fenaci não tem fins lucrativos. Além de incentivar a harmonia entre os integrantes da categoria e lutar pelos ideais de justiça social, a entidade busca, por meio de eventos e cursos ministrados pela Unimóveis Brasil, sua universidade corporativa, aprimorar cada vez mais a formação profissional dos corretores de imóveis. Com sede em Brasília (DF), é filiada à Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNLP) e à Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (Fiabci/Brasil).
CONTATO
Se você quiser informações confiáveis sobre a área de corretagem imobiliária, que reúne atualmente, cerca de 270 mil profissionais no País, ou saber mais sobre os diversos aspectos do mercado imobiliário brasileiro, entre em contato conosco para agendarmos uma entrevista com o presidente da Fenaci, Joaquim Ribeiro.