Pelo terceiro ano consecutivo, Ramacrisna ganha o selo 100 Melhores Ongs do Instituto Doar

20/11/2019 – Além do selo “100 Melhores ONG’s”, o Ramacrisna acaba de receber o Selo Doar e o certificado de adequação do Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor.

O Instituto Ramacrisna, organização sem fins lucrativos localizado em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, recebeu pelo terceiro ano consecutivo o selo “100 Melhores ONG’s” do Instituto Doar. A premiação é realizada pelo Instituto DOAR com apoio técnico dos Pesquisadores do CEAPG – Centro de Estudos em Administração Pública e Governo e CJP – Consultoria Jr. Pública, da FGV SP. Os ganhadores foram divulgados na noite dessa segunda-feira, 18, em São Paulo.

O processo de escolha começou em abril e neste ano, o Prêmio Melhores ONG’s registrou recorde de participantes, foram 757 inscrições, 12% a mais do que no ano passado. Sendo que 400 organizações foram para a fase final.

Além do selo “100 Melhores ONG’s”, o Ramacrisna acaba de receber o Selo Doar e o certificado de adequação do Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor, também concedido pelo Instituto Doar. O Ramacrisna recebeu o conceito A+, a mais alta nota concedida pelo Instituto que indica que dos 44 itens avaliados, mais de 40 são atendidas pelo Ramacrisna.

O objetivo do Selo Doar é incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais, na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT) a partir de um conjunto de critérios nacionais e internacionais desenvolvidos especialmente para a realidade brasileira.

Em ambas as premiações, foram avaliados critérios como: Causa e estratégia de atuação, Representação e Responsabilidade, Gestão e Planejamento, Estratégia de financiamento, Prestação de contas e Comunicação. “Para toda a equipe e conselheiros do Instituto Ramacrisna, é uma honra enorme receber essas premiações. É um incentivo para que continuemos realizando nosso trabalho com excelência para uma sociedade mais justa e igualitária”, comemora Solange Bottaro, vice-presidente do Ramacrisna.

O Instituto Ramacrisna já havia recebido também o Selo ONG Transparente, cujo objetivo é atestar a transparência de informações das organizações sociais através da web. Solange Bottaro destaca a importância das premiações. “Em um país que conta com quase 800 mil organizações sociais, o selo do Instituto Doar cumpre o importante papel de garantir padrões verificáveis de qualidade na gestão e na transparência das organizações brasileiras. Financiadores, apoiadores e doadores encontram desta forma, um conjunto de organizações que passaram por uma avaliação isenta e bastante adequada para a tomada de decisões”.

Sobre Ramacrisna

Criado pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, o Instituto Ramacrisna comemora em 2019, 60 anos de atividades ininterruptas. Desenvolve projetos culturais, educacionais, aprendizagem, profissionalizantes, entre outros, voltados para comunidade em situação de vulnerabilidade social de Betim e nove cidades do entorno. O nome da instituição é em homenagem ao filósofo indiano Sri Ramakrishna, ecumenista que viveu no século 19 e pregava o trabalho social como forma de transformação do ser humano. Ele se tornou conhecida em todo o Brasil como instituição do Terceiro Setor referência em projetos de autossustentabilidade por possuir uma Fábrica de Telas de Arame. O resultado obtido com as vendas é destinado ao setor social da Ramacrisna, garantindo mais autonomia e uniformidade no atendimento às pessoas amparadas pelos projetos.

O Ramacrisna ainda coleciona, desde sua fundação, diversas premiações renomadas, entre elas o Prêmio Itaú-Unicef, no qual ficou em 1º lugar na regional Minas Gerais e finalista Nacional em 2017 e 2018. O prêmio é considerado o maior do Brasil no campo da educação com a chancela da UNICEF – Fundo das Nações Unidades Para a Infância. E ainda está no Ranking internacional “Great Place to Work (GPTW)”, que reconhece os melhores lugares para se trabalhar. Somente em 2018, a instituição atendeu 87.161 pessoas em sua sede e em parceria com o Poder Público.

Website: http://www.ramacrsina.com.br