Posicionamento: SBPC/ML e SBEM definem 30ng/mL como limite inferior de referência desejável de Vitamina D para pessoas saudáveis

São Paulo 22/6/2020 – O objetivo é que os pacientes sejam testados o mais rápido possível e, consequentemente, que os médicos possam avaliar o prognóstico com segurança.

Os intervalos de referência também se aplicam para pessoas com mais de 65 anos e gestantes

São Paulo, junho de 2020 – A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), divulga novo posicionamento sobre os intervalos de referência de Vitamina D que devem ser adotados pelos laboratórios clínicos e comunidade médica em geral. O texto define 30ng/mL como limite inferior para indivíduos considerados saudáveis, incluindo pessoas com mais de 65 anos e gestantes.

“O ideal para o organismo é a medição de 25 (OH)D, com níveis entre 30 e 60ng/mL. As taxas de deficiência, portanto, são as abaixo de 30ng/mL. Essa informação mostra o quão importante é a verificação e reversão dos baixos níveis da Vitamina D, em especial em pacientes a partir dos 65 anos, grávidas”, explica Dr. Carlos Eduardo Ferreira dos Santos, presidente da SBPC/ML.

De acordo com a SBPC/ML e a SBEM, entre os problemas decorrentes da falta do nutriente estão a redução na produção em síntese cutânea insuficiente ou insuficiência hepática e transformação renal, aumento da degradação ou má absorção e / ou perda intestinal.

A insuficiência desse pré-hormônio em geral resulta em quedas recorrentes, fragilidade e fraturas ósseas, osteoporose, hiperparatireoidismo secundário, doença renal crônica ou câncer e indivíduos que usam drogas com potencial para afetar o metabolismo da Vitamina D.

A SBPC/ML e a SBEM estão diretamente envolvidas com o fluxo de solicitação, processamento, liberação e interpretação dos resultados desta análise e reforçam a parceria com a comunidade médica no auxílio da tomada de decisão sobre o diagnóstico e tratamento dos pacientes, visando a segurança e bem-estar da população brasileira.

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e profissionais de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor. A especialidade médica responde por apoio a 70% das decisões clínicas do país, influenciando desfechos e resultados econômicos da assistência à saúde.
A SBPC/ML é responsável pelo PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, que avalia laboratórios através de auditorias e determina se as práticas adotadas atendem requisitos pré-determinados para este tipo de serviço. O selo PALC garante a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados dos exames.
Em 2019, a SBPC/ML lançou a campanha #ImportantePrevenir, uma ação de orientação e conscientização da população sobre a importância da realização de exames laboratoriais de forma racional, sobretudo na fase preventiva, de assistência primária, pois eles são usados frequentemente para prevenção, diagnóstico e monitoramento do tratamento de doenças.
A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.

Sobre o Lab Tests Online

O Lab Tests Online é um site produzido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial em parceria com a American Association for Clinical Chemistry (AACC).
O canal é voltado para pacientes e dispõe de informações e curiosidades sobre diversos testes laboratoriais, que são parte da atenção à saúde de rotina e do diagnóstico e tratamento de uma grande variedade de condições e doenças.
Para o profissional médico ou atuante em laboratórios de análises clínicas, o Lab Tests Online serve como referência rápida e fonte de atualizações em Medicina Laboratorial.
www.labtestsonline.org.br

SBPC/ML – Atendimento à imprensa
Advice Comunicação Corporativa
Meriely Dantas| [email protected] | (11) 5102-5255 / 11 9 8177-0120
Christiane Mariotto | [email protected] | (11) 5102-5256
Fernanda Dabori | [email protected]| (11) 5102-5255

Website: http://www.sbpc.org.br

Web Site: