Primeira Caixa Eletrônico Parade do mundo leva arte contemporânea a 90 ATMs de SP

São Paulo, SP 5/2/2021 – “Os ATMs se tornaram uma tela em branco para 30 artistas com atuação de destaque na arte de rua e em intervenções urbanas em São Paulo”

Em iniciativa inédita, 30 artistas convidados vão transformar caixas eletrônicos em obras de arte

A primeira exposição de arte contemporânea em caixas eletrônicos do mundo está em cartaz em São Paulo. Desde o aniversário de 467 anos da capital paulista, completados em 25 de janeiro, 90 caixas eletrônicos funcionais estão sendo transformados em obras de arte, em iniciativa da Caixa Eletrônico Parade.

As obras de arte poderão ser encontradas em agências do Santander Brasil da região metropolitana de São Paulo. A ação conta com a curadoria de Carlos Trevi, coordenador do Farol Santander São Paulo, Porto Alegre e da Coleção Santander Brasil, em projeto assinado pela Suno com execução da Madai.

“Nossa intenção foi mostrar que podemos extrair beleza artística em todos os elementos que nos cercam e ir além das paredes dos nossos centros culturais. É inusitado, ousado e até divertido – elementos que a arte contemporânea possui”, afirma Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade.

As intervenções contam com diversos formatos e matérias-primas: pinturas, grafites, colagens, tricôs, lambe-lambes, pelúcias, tecidos, materiais reciclados e equipamentos eletrônicos que seriam descartados, entre outros.

Entre os artistas convidados (veja a lista completa abaixo), estão André Penteado, Karlla Girotto, Luiz Braga, Tec, Presto, Jotapê, Carolina Ponte, Lau Guimarães e Dablio Black, que já estrelaram exposições em museus e galerias em todo o mundo. Flávia Junqueira, cujas instalações já ocuparam o Farol Santander, também ficou encarregada de transformar três ATMs de São Paulo.

“Levamos em conta a necessidade de distribuir as obras por todas as regiões da metrópole, como uma forma de democratizar o acesso à arte, considerando que os caixas eletrônicos são frequentados por públicos de todos os perfis”, afirma Igor Puga, diretor de Marca e Marketing do Santander Brasil

Cada obra terá um QR Code que trará o nome do artista, da obra e a temática selecionada. A relação de artistas e de locais de exposição também podem ser consultadas em www.santander.com.br/artems. A mostra ocorrerá até 23 de março.

Lista de Artistas Participantes

Alê Jordão, André Feliciano, André Penteado e Karlla Girotto, Camille Kacchani, Carolina Ponte, Celina Portella, Dablio Black, Daniel Melim, Erica Mizutani, Felipe Cama, Fernando Velázquez, Flávia Junqueira, Frederico Filippi, Jessica Mein, João Angelini, Jotapê, Lau Guimarães, Luciano Figueiredo, Luiz Braga, Marcelo Tinoco, Marcia de Moraes, Mariana Martins, Mauro Piva, Narcélio Grud, Osmar Dalio, Presto, Rafael Silveira e Flávia Itiberê, Tec, Vítor Mizael, e Vivian Caccuri.

Website: http://www.santander.com.br/artems