Problemas cardíacos podem afetar mais intensamente pessoas com artrose, segundo estudo

São Paulo – SP 31/10/2019 –

A osteoartrite, popularmente chamada de artrose, é uma doença que atinge as articulações, resultando na degeneração de cartilagens e provocando alterações nas estruturas ósseas. As regiões que costumam ser mais atingidas são as articulações das mãos, dos joelhos, do fêmur e da coluna. 

Há quem diga que essa forma de degeneração faz parte do processo natural de envelhecimento, tanto quanto as rugas, se manifestando em ambos os sexos e atingindo mais de 80% das pessoas com mais de 40 anos, ainda que seus sintomas surjam mais tarde, à medida em que o processo de envelhecimento do corpo avança.

O fato é que esse fenômeno afeta de forma severa a qualidade de vida do paciente. Por isso, é essencial conhecer seus desdobramentos e como minimizar seus efeitos.

Principais causas

As cartilagens articulares agem como proteção contra o atrito entre os ossos nas articulações. Sua formação se constitui de 70% de água. Sob um impacto ou um esforço exagerado, as cartilagens sofrem pressão, provocando a perda de líquido do seu interior e absorvendo novamente quando cessa a pressão. Assim, a osteoartrite ocorre quando o líquido aumenta, acumulando-se no interior do tecido cartilaginoso.

Entre as principais causas para a osteoartrite, destacam-se:

– Em alguns casos, o desgaste de uma cartilagem é provocado por pequenas anomalias na anatomia da própria articulação, e que se agravam em função de alguma rotina.

– Na maioria dos casos, porém, constata-se como principal razão a existência de esforços físicos repetitivos na rotina do paciente, como práticas esportivas de impacto, por exemplo: jogar tênis ou correr.

– Em casos específicos, como pode ocorrer com quem trabalha em uma linha de montagem que force a mesma articulação de forma repetitiva.

– A obesidade também representa um fator de risco para o desenvolvimento da artrose.

– Além desses fatores, há causas como traumas, doenças reumatológicas e doenças congênitas que podem provocar a artrose.

Os sintomas

O sintoma mais nítido da osteoartrite é a dor nas articulações e tende a aumentar de intensidade com o passar dos anos. A dor é muito característica nas fases iniciais da doença, manifestando enquanto há movimento na articulação atingida e desaparecendo durante o repouso.

A osteoartrite provoca a diminuição da mobilidade da articulação em função do enrijecimento da cartilagem. Esse efeito costuma causar desconforto, mas também pode cessar após algum tempo de economia nos movimentos.

A evolução da artrose pode ser lenta, mas há uma grande tendência de agravamento à medida em que o tempo passa.

Um alerta importante vem por meio de um estudo realizado pela Unidade de Ortopedia do Departamento de Ciências Clínicas da Universidade de Lund, na Suécia. Pessoas obesas, com algum tipo de cardiopatia, e que desenvolveram artrose, especialmente nos joelhos, apresentam um grande risco de morte em função do necessário aumento do esforço cardiovascular para compensar a diminuição de mobilidade causada pela doença.

Importantes recomendações

De fato, não há um tratamento efetivo para a reversão do desgaste das cartilagens, que caracteriza a osteoartrite. Por isso, as melhores recomendações estão ligadas a manter-se dentro do peso ideal e praticar exercícios aeróbicos, pois fortalece a musculatura e ajuda a controlar a evolução dos sintomas.

Para as dores, é possível a prescrição de analgésicos por especialistas e, no caso de inflamações, o uso de anti-inflamatórios.

Além disso, uma vez diagnosticada a osteoartrite, é importante: administrar intervalos de repouso, que se intercalem com as atividades repetitivas que forcem a articulação atingida; evitar atividades que forcem a articulação; evitar carregar peso; sempre utilizar corrimãos para subir degraus que não podem ser evitados; e, se a artrose for nos joelhos, ter cuidado ao flexioná-los, preferencialmente, procure apoio para se erguer.

Acima disso, toda e qualquer alteração ou dor percebida pelo indivíduo deve ter como prioridade a procura de um especialista em ortopedia para análise do caso.

Website: https://www.wsibestinternet.com.br/

Web Site: