Professor americano faz palestra magna no 1º Congresso Virtual da SBPC/ML

São Paulo 1/10/2020 – Todos os dias muitos testes são colocados no mercado com a intenção de ajudar no combate à COVID-19.

Especialista falou sobre a importância do controle de qualidade nos testes.

A SBPC/ML trouxe um dos maiores especialistas na área de qualidade de métodos e testes laboratoriais para fechar o primeiro dia do 1º Congresso Virtual da SBPC/ML. Com o tema “Como combater a COVID-19 com métodos de qualidade”, o professor Sten Westgard pode dividir com os congressistas sua experiência em qualidade e em testagens laboratoriais.

O Westgard QC, situado nos Estados Unidos, é um dos mais renomados institutos nas áreas de ciência de laboratório clínico, gerenciamento de qualidade e engenharia de software e incentiva a capacitação dos laboratórios em ferramentas que atestem a qualidade de seus exames. Para o incentivo das melhores práticas em laboratórios, o Instituto tem organizado e definido as “Regras de Westgard” (www.westgard.com).

“Todos os dias muitos testes são colocados no mercado com a intenção de ajudar no combate ao COVID-19. Apenas nos últimos seis meses, desde a chegada da pandemia, contabilizamos cerca de 811 testes para detecção do novo Coronavírus. E isso é um número absurdo. Porém nem todos são realmente confiáveis”, explicou o Prof. Westgard.

Durante a palestra Dr. Westgard, falou sobre as diferenças entre os principais tipos de testagem, RT-PCR (padrão ouro), testes rápidos, sorológicos de IgM e IgG e antígenos, testes ortogonais e quando e de que forma devem ser utilizados. O professor explicou que início da infecção por SARS-CoV-2, nos primeiros dias, a quantidade de vírus no organismo é tão baixa que nenhum teste consegue identificar a infecção. Após alguns dias, a quantidade de vírus aumenta e, assim, é possível detectá-lo pelo teste molecular RT-PCR (Padrão Ouro).

A realização destes exames e a precisão do resultado exige instalações e técnicas laboratoriais específicas de excelência e é capaz de detectar diretamente a presença de componentes específicos do genoma do vírus. “É importante que os laboratórios de análises tenham um rigoroso procedimento de controle de qualidade e, muitos laboratórios já estão utilizando as várias ferramentas para controle de qualidade”, explicou.

O professor finalizou sua palestra declarando que, com sua experiência, pode dizer que não há método perfeito para detecção da COVID-19. “Pode haver métodos perfeitos em um futuro próximo, mas não temos tempo agora para esperar por eles. Temos que trabalhar com combinações dos melhores métodos que temos até o momento para alcançar bons resultados na detecção rápida do SARS-CoV-2.”

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e profissionais de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor. A especialidade médica responde por apoio a 70% das decisões clínicas do país, influenciando desfechos e resultados econômicos da assistência à saúde.

Advice Comunicação Corporativa
Meriely Dantas| [email protected] | (11) 5102-5253
Christiane Mariotto | [email protected] | (11) 5102-5256
Fernanda Dabori | [email protected]| (11) 5102-5255

Website: https://congressovirtualsbpc.org.br/

Web Site: