Quatro segmentos que necessitam do iPaaS – e um conceito que explica a importância para todos

20/3/2020 –

Quando se fala em plataforma de integração como serviço (iPaaS, na sigla inglesa), é comum remeter o termo à operação de um e-commerce. Afinal, é nesse mercado que suas vantagens são mais aparentes e conhecidas: a facilidade de conectar diferentes sistemas, garantindo que conversem entre si, automatizem processos e melhorem a experiência do cliente. Porém, é um erro pensar que essa tecnologia serve apenas para comércio eletrônico.

Com a explosão dos diferentes softwares na nuvem e a necessária digitalização até mesmo em empresas totalmente off-line, implementar esse recurso pode ser o diferencial de que a companhia precisa para crescer. Confira quatro segmentos que também dependem das plataformas de integração e conheça um conceito que explica sua importância para todas as áreas:

1 – Logística e supply chain

Hoje é impossível imaginar empresas que atuam no ramo de logística e supply chain sem usar sistemas que permitam, por exemplo, operar a cadeia de suprimentos, lidar com a distribuição de encomendas entre transportadoras, armazenagem, gateway de fretes, entre outras rotinas. Para que tudo isso funcione sem comprometer a operação, é preciso que as soluções conversem entre si. Em suma: quando um item tem baixa no estoque, imediatamente deve avisar a entrega e o frete. Com o iPaaS, esse processo é automatizado, agilizando a compra, a venda e a entrega de produtos.

2 – Mercado financeiro

Não há dúvidas de que a evolução tecnológica revolucionou o sistema financeiro como um todo. Um dos setores mais burocráticos por conta da complexidade e das inúmeras regras viu surgir recentemente diversas soluções que agilizam transações e serviços – o open banking, que deve ser regulamentado no Brasil em 2020, é apenas um exemplo. Para que esse ecossistema funcione, é essencial que as informações trafegadas entre os diferentes sistemas estejam em segurança e, ao mesmo tempo, sejam processadas rapidamente. Uma plataforma de integração como serviço garante a robustez necessária com a velocidade almejada pelas fintechs e demais instituições.

3 – Comunicação e Marketing

A criatividade segue como requisito essencial para agências e profissionais de comunicação e marketing. Entretanto, sem dados estruturados sobre o público que desejam atingir, a campanha e o conteúdo terão efeito praticamente nulo. Para conseguir essas informações, o setor utiliza diferentes sistemas para extrair insights. O iPaaS permite compartilhar entre todas as ferramentas, como CRM, inbound, outbound e mídias sociais, as métricas e réguas de relacionamento, facilitando a criação de estratégias unificadas para atuar em diferentes canais.

4 – Atendimento e UX

Outro setor que mudou completamente graças à tecnologia foi o de atendimento ao cliente. Os diferentes sistemas que facilitam o relacionamento entre as organizações e seu público transformou a área, incluindo até conceitos de UX (experiência do usuário) entre seus requisitos e tarefas. Como não basta apenas responder às dúvidas da pessoa, mas deve-se promover uma relação, as diferentes soluções precisam estar integradas por um iPaaS para que a atualização seja constante e automática. Isso permite que alguém que resolva trocar de canal de atendimento possa prosseguir de onde parou e não ter que contar todas as suas dúvidas ou reclamações novamente.

5 – Internet das coisas

Não, a IoT não é um setor produtivo, mas é um conceito que explica por que praticamente todas as áreas precisarão, cedo ou tarde, aderir a uma plataforma de iPaaS. A proposta da internet das coisas é justamente permitir a conexão entre diferentes objetos, facilitando a vida das pessoas e empresas. Ou seja, há necessidade cada vez maior de integrar diferentes serviços e aplicações, permitindo que novos dados sejam gerados e, assim, garantindo mais assertividade em todos os processos.

A questão é que integrar todos esses recursos sem o auxílio de uma plataforma de integração em nuvem é custoso, trabalhoso e muito arriscado. Em um cenário em que a transformação digital torna-se fundamental e com a IoT batendo à porta do mercado brasileiro, somente um iPaaS é capaz de dar conta de todas as demandas e garantir a base necessária para que o negócio, independentemente de seu ramo de atuação, possa crescer, explica Nandré Andrade, Head de Vendas da Wevo.