Revolução das fintechs agora aposta em mercado de empréstimo pessoal

São Paulo 6/9/2019 –

Banco Central aprova primeira fintech para empréstimos diretos entre pessoas físicas, permitindo maiores ganhos para quem investe e menor custo para quem precisa de crédito (peer to peer lending)

Nos últimos anos temos acompanhado o crescimento das fintechs, startups voltadas ao mercado financeiro, e a verdadeira revolução que estão provocando. Elas têm mudado a relação das pessoas com os bancos, que agora podem oferecer tudo por meio digital, sem nem sequer a necessidade de uma agência. Mas as mudanças não param por aí. Uma nova aposta agora no setor é o empréstimo direto entre pessoas físicas, por meio de uma plataforma digital.

Uma das provas de que esse mercado tende a crescer bastante nos próximos anos, foi a aprovação pelo Banco Central do Bullla, a primeira plataforma do país que irá de fato permitir o empréstimo direto entre pessoas físicas, eliminando totalmente a intermediação bancária. O novo modelo permite que tomadores de empréstimos tenham acesso a taxas mais atrativas do que as disponíveis atualmente e, aos investidores, que tenham a possibilidade de melhores retornos.

Como já ocorreu em países como EUA e Inglaterra, o modelo deverá crescer rapidamente, em um mercado estimado de R$ 300 bilhões. Em seu processo pioneiro, o Bullla permitirá a pessoas físicas que precisam de empréstimo encontrarem investidores por meio do aplicativo, que avalia os riscos e classifica os tomadores.

Diferentemente de outras plataformas que existem no mercado, o Bullla é o único que não possui uma instituição financeira intermediando os empréstimos entre pessoas. A plataforma é, em si, uma instituição financeira – e que não cobra juros.

Por meio de um algoritmo, a plataforma, que estará disponível para IOS e Android, cruzará os dados dos interessados em obter empréstimo e os investidores e irá sugerir, por meio de uma espécie de match, uma pessoa que deseja emprestar para outra.

Os interessados em obter empréstimo serão classificados conforme um rating (C até AAA), e o investidor poderá escolher para que perfil de tomador ele deseja emprestar. Os valores para concessão do empréstimo serão entre R$ 1 mil e R$ 5 mil.

O Bullla, que tem como CEO e um de seus idealizadores Marcelo Villela, ex-presidente da Losango e ex-diretor do Bradesco e HSBC, não lucra com a cobrança de juros – a remuneração do negócio se dará pelo pagamento do serviço de análise de crédito e formalização dos contratos, por exemplo.

Villela, cuja trajetória é consolidada e reconhecida no mercado financeiro, viu a possibilidade de inovar, empoderando as pessoas para a construção de uma comunidade em torno de seus interesses financeiros. “Estamos criando um mercado completamente novo, tendo as pessoas como protagonistas”, afirma Villela.

Como funciona

A plataforma segue o modelo “peer to peer”, como ocorre em aplicativos de transporte ou locação de imóveis.

Nela, quem precisa, consegue solicitar empréstimos com as melhores taxas para o seu caso, já que a avaliação é individual. Para poder participar é preciso que os solicitantes não estejam com restrições financeiras no mercado. O investidor também define quanto quer colocar de dinheiro e define para quem quer emprestar de acordo com as avaliações da plataforma. Quando os dois lados se encontram e concordam, a transação é feita. Todos os juros pagos pelo tomador vão diretamente para o investidor, eliminando o spread.

O aplicativo estará disponível para download nas lojas da Apple e Android e as transações também podem ser realizadas no site www.bullla.com.br. Lá os usuários podem fazer simulações para avaliarem os riscos e benefícios da plataforma.

Website: http://www.bullla.com.br